[GTER] CGNat + Games = Desconexões

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Sun May 13 10:07:58 -03 2018


"...*vender* ou fazer roteamento com os demais 3000 IPs.

Mas até la eu que tenho uma /19 provavelmente terei implantado ipv6."

"*Ja vendo um ip publico pro cliente,*

*resolve o problema dele , e o meu $$.simples assim"*


Este é um ponto interessante. Os provedores do Brasil só não estão no
buraco, pois por bem ou por mal é um setor que cresce 27% ao ano e muito
rápido, mas é um absurdo um ISP não entender o que é o recurso numérico.

*Um bloco de prefixo IPv4/IPv6 e o ASN é uma SEÇÃO que o RIR (LACNIC) e/ou
NIR (NIC.br/Registro.br)* faz para o ISP/Telco/Empresa, ou seja, ele jamais
poderia ser vendido. E o simples fato do um ISP escrever isso aqui
publicamente é um atestado de não conhecimento da politica de forma
incrível e isso demostra duas coisas.

1) O ISP não precisa de tal recurso numérico;

2) O ISP não conhece a regras de alocação;


Ainda bem que aqui na lista tem gerentes de alocação tanto do RIR e do NIR
e espero que tenham bom senso, pois se sou eles, toma esse prefixo sobrando
sem pena, pois isso prejudica quem realmente precisa. Talvez daqui a algum
tempo tenha maturidade e discernimento para tratar de forma correta essas
coisa.


Saudações,

RM





Em 9 de maio de 2018 15:47, Gustavo Zanatta <zanatta at ultranet.inf.br>
escreveu:

> Eu resolvo na hora isso.
>
> Ja vendo um ippublico pro cliente, resolve o problema dele , e o meu $$.
>
> simples assim
>
>
>
> Em 09/05/2018 14:04, Davi Nunes escreveu:
>
>> Deu uma bela andada o tópico srrs
>>
>> Em relação ao que falei, clientes que estão dentro do CGNAT entrarem em
>> contato e dai você colhe as informações e verifica a partir disso a melhor
>> solução para ele, ficar fora do cgnat OU ficar em um cgnat mais especifico
>> para essa finalidade.
>>
>>
>>
>> Chegou a verificar se a entrada e saída para o servidor esta indo pelo
>> mesmo caminho ou ip? (verificou se alguém mais que faz o mesmo trajeto esta
>> tendo problema similar?)
>>
>>
>> Por que digo especifico, a exemplo do que foi citado ai, que teve alguns
>> que só conseguiram jogar por esta no cgnat, tudo implica na saída, se
>> alguém brincou com o endereço de ip em questão e recebeu um lock no
>> servidor do jogo(qualquer jogo/servidor), vai conseguir em alguns casos até
>> logar, porem a conexão não vai muito adiante. Então, o que lhe resta pra
>> casos onde o ip esta com alguma restrição em servidor de jogo é, a mais
>> viável, colocar outro ip para a saída, já que seria inviável o dialogo até
>> o desbloqueio do mesmo.
>>
>>
>>
>> Quanto ao pronunciamento da Sony, isso soa claro como tirar a culpa deles
>> e jogar pra quem não tem, fora que, se não estou engando, isso não está
>> ferindo um dos requisitos que é exigido para AS (em qualquer lugar do
>> mundo), principalmente agora com o fim do ipv4..
>>
>>
>>
>>
>>
>> Atenciosamente,
>>
>>
>>
>>
>>   Davi Nunes de Melo Cahet
>>
>> Supervisor Geral
>>
>> davi at alphaconecta.psi.br
>>
>> 82 9.9300-0000 (VIVO)
>>
>>
>>
>> N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
>>
>> noc at alphaconecta.psi.br
>>
>>
>>
>> Alpha Conecta LTDA    - Unidade Arapiraca [Matriz]
>>
>> www.alphaconecta.psi.br
>>
>> 82 3522-3430      |      82 9.9633-5145 (TIM)
>>
>> R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> ---- On Qua, 09 mai 2018 11:53:36 -0300 Márcio Elias Hahn do Nascimento &
>> lt;marcio at sulonline.net> wrote ----
>>
>>
>>
>>
>> Assino embaixo!
>>
>>
>>
>> Em 2018-05-09 11:41, Rogerio Mariano escreveu:
>>
>>
>>
>> > Olá Marcio,
>>
>> >
>>
>> > Eu trouxe as informações apenas para ampliar a visão do debate, mas
>> em
>>
>> > termos simples, o que acontece é: a Gaikai não está nem aí e vai
>> continuar
>>
>> > dessa maneira até que eles entendam que o seu road-map esteja pronto
>> para
>>
>> > ir para IPv6 (sem levar em conta o que o usuário final da PSN pensa
>> ou
>>
>> > não). Uma mancada para uma empresa do tamanho do grupo da Sony, que
>>
>> > inclusive já foi pressionada por outros grupos por isso, mas ela não
>> liga,
>>
>> > segue o que entende ser certo na sua concepção, e por fim acaba que
>> do lado
>>
>> > do usuário fica a reclamação e do provedor o "mico" na mão. Resumo:
>> murro
>>
>> > em ponta de faca, inclusive o debate desta thread.
>>
>> >
>>
>> > Saudações,
>>
>> >
>>
>> > RM
>>
>> >
>>
>> > Em 9 de maio de 2018 11:18, Márcio Elias Hahn do Nascimento <
>>
>> > marcio at sulonline.net> escreveu:
>>
>> >
>>
>> > Muito boas as informações, mais o foco da discussão é outro.
>>
>> >
>>
>> > 1 - Descaso com a implementação do IPv6.
>>
>> >
>>
>> > 2 - Respostas politicamente "anti-ipv6" e a favor de um protocolo com
>>
>> > recursos esgotados.
>>
>> >
>>
>> > E reforçando o que coloquei em um e-mail anterior nesta mesma thread.
>>
>> >
>>
>> > A Microsoft sim, suporta IPv6, ótimo não! Mais e os "coleguinhas" de
>>
>> > jogatina que estão conectados em outros ISP's que não fornecem IPv6,
>> não
>>
>> > conseguem se comunicar entre sí.
>>
>> >
>>
>> > Isso acaba forçando a desativação do IPv6 por parte do cliente.
>>
>> >
>>
>> > Fiquei profundamente decepcionado ao ver a mensagem "SEM NAT" não
>>
>> > funcionar, e ter que partir para "NAT ABERTO".
>>
>> >
>>
>> > Em 2018-05-09 10:16, Rogerio Mariano escreveu:
>>
>> >
>>
>> > Caros Colegas,
>>
>> >
>>
>> > Toda vez que quiserem utilizar uma referência em detrimento a
>> prefixos para tratar problemas na PSN ou qualquer cisão na rede da
>> PlayStantion/Sony
>>
>> > vocês podem utilizar as seguintes informações:
>>
>> >
>>
>> > * Lembrando, o ASN da PlayStation é o AS33353 e a empresa que cuida
>> é a
>>
>> > Gaikai, Inc - www.gaikai.com [1] [1 [1]] (que é uma divisão da Sony
>> que cuida da PSN e fica em Aliso Viejo na California)
>>
>> >
>>
>> > https://www.peeringdb.com/net/3347
>>
>> >
>>
>> > https://bgp.he.net/AS33353
>>
>> >
>>
>> > http://irrexplorer.nlnog.net/search/33353
>>
>> >
>>
>> > https://radar.qrator.net/as33353
>>
>> >
>>
>> > A Gaikai é a empresa que controla a Sony Cloud Gaming Engineering and
>>
>> > Infrastructure (CGEI) onde esta a PSN.
>>
>> >
>>
>> > *Vejo sempre muitas reclamações aqui sobre problemas com a PSN. O
>> fato
>>
>> > atinente é que o AS33353 ou Gaikai não tem nenhuma Private Peering
>>
>> > Facilities ou "Interconexão" na America Latina ou Caribe. A Gaikai
>> não é
>>
>> > uma empresa brasileira ou constituída aqui, portanto vocês acessam o
>>
>> > serviços dela lá fora.*
>>
>> >
>>
>> > Ou seja, não estão em nenhum ponto do IX.br ou qualquer outro
>> empresa da
>>
>> > Interconexão (exemplo, Equinix) por aqui ou na nossa região (pelo ao
>> menos ainda).
>>
>> >
>>
>> > Eles estão nos EUA (em vários IXPs e Facilities), Reino Unido
>>
>> > (Londres/LINX), Japão (Toquio/JPIX), Alemanha (DE-CIX) e França
>>
>> > (France-IX) somente.
>>
>> >
>>
>> > Infelizmente, o contato é "queixo-duro", mas acredito que isso seja
>> ainda
>>
>> > uma política da empresa. Torcemos para que eles melhorem.
>>
>> >
>>
>> > Abaixo uma resposta feita pelo Gerente de Chris Costa em um trabalho
>>
>> > conjunto, onde indaguei a ele sobre esses problemas.
>>
>> >
>>
>> > <https://www.linkedin.com/in/ccosta92630/>
>>
>> >
>>
>> > "Hi Rogerio,
>>
>> >
>>
>> > I've been doing well, thanks. Hope you are too. As you may know,
>>
>> > CGEI/AS33353 is the backbone for Sony's Playstation Now cloud game
>>
>> > streaming service. Today, this is a separate network from other
>> Playstation services like CDN download, etc. We are positioning ourselves,
>> though,
>>
>> > within Sony to take on more network services and we should see
>> development in that in the future. Since the PSNow service is an extremely
>> latency
>>
>> > sensitive application, we only connect to those IX's where we have
>> content that can reach the customer within those constraints. We currently
>> have
>>
>> > datacenters in North America and Europe. When we expand into South
>> America is when we would look at the IX locations you mentioned."
>>
>> >
>>
>> > Att,
>>
>> >
>>
>> > Rogerio Mariano
>>
>> >
>>
>> > Em 9 de maio de 2018 09:13, Romeu Medeiros &
>> lt;medeiros at medeiros.eng.br>
>>
>> > escreveu:
>>
>> >
>>
>> > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
>>
>> > ipv6-e-playstation-4_z3ZaYmj7_QCVdroH/
>>
>> >
>>
>> > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
>>
>> > problema-com-ipv6_q0p-VI9GQ-7kXMjr/
>>
>> >
>>
>> > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:10, Romeu Medeiros <
>>
>> > medeiros at medeiros.eng.br>
>>
>> > escreveu:
>>
>> >
>>
>> > Sim eh da Sony, eu tbm achei que era brincadeira
>>
>> >
>>
>> > No reclamante aqui tem várias pessoas com essa mesma resposta padrão
>> da
>>
>> > Sony.
>>
>> >
>>
>> > Att
>>
>> >
>>
>> > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:03, Douglas Fischer <
>>
>> > fischerdouglas at gmail.com> escreveu:
>>
>> >
>>
>> > PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOS!
>>
>> >
>>
>> > Son of a Beach!
>>
>> > Ponta que Partiu!
>>
>> >
>>
>> > Cara, um e-mail cretino como esse disseminado no meio Gamer(Facebook,
>>
>> > Whatsapp, etc) tem um efeito negativo DEVASTADOR!
>>
>> >
>>
>> > Agora todo Gamer vai agir com "Meu sobrinho NouAlldo" e vai sair de
>>
>> > modem-em-modem desabilitando IPv6.
>>
>> >
>>
>> > O efeito negativo disso pode significar o equivalente a 2-3 anos de
>>
>> > trabalho no fomento do IPv6.
>>
>> >
>>
>> > Uma coisa é a Sony não estar com suas aplicações e sua rede preparada
>>
>> > para IPv6.
>>
>> > Outra muito diferente é eles emitirem um comunicado como esse.
>>
>> >
>>
>> > Chego a desconfiar que isso tenha realmente partido de alguém da
>> SONY.
>>
>> >
>>
>> > @Romeu, consegue validar a origem desse e-mail?
>>
>> > Se conseguir o e-mail original com os headers originais(encaminhado
>> como
>>
>> > anexo) seria excelente.
>>
>> >
>>
>> > Se isso for verdade, sugiro que algum representativo estabeleça
>> contato
>>
>> > com a equipe técnica da Sony a esse respeito.
>>
>> >
>>
>> > Em 8 de maio de 2018 23:36, Romeu Medeiros &
>> lt;medeiros at medeiros.eng.br>
>>
>> > escreveu:
>>
>> >
>>
>> > Interessante é essa resposta que um cliente recebeu da PSN:
>>
>> >
>>
>> > *"*
>>
>> > *Fulano, boa tarde!*
>>
>> >
>>
>> > *Primeiramente pedimos desculpas pela demora no retorno.*
>>
>> >
>>
>> > *Realmente a PlayStation ainda não é compatível com IPV6. Porem, seu
>>
>> >
>>
>> > provedor de internet tem que oferecer endereços IPV4 caso você pedir
>>
>> > eles,
>>
>> > ou devem oferecer uma plataforma que usa IPV4 e IPV6 ao mesmo
>> tempo.* *No Brasil só 8% dos provedores de Internet estão usando IPV6, por
>>
>> > isso a
>>
>> >
>>
>> > PlayStation ainda não esta usando IPV6. No EUA só 25% e aqui também
>> ainda
>>
>> >
>>
>> > não usamos IPV6 . *
>>
>> > *Todos os provedores de internet tem até o ano 2020 para mudar de
>> IPV4
>>
>> > para
>>
>> > IPV6. *
>>
>> > *A razão pela qual IPV6 existe, é porque os endereços de IPV4 se
>>
>> > esgotaram
>>
>> > e não tem mais combinações possíveis. Exemplo: 54.219.190.180.*
>>
>> > *Sendo assim, a Sony não pode entrar em contato com o seu provedor..
>> Eles
>>
>> >
>>
>> > que precisam cumprir o que foi determinado pela Anatel.*
>>
>> >
>>
>> > *Atenciosamente,*
>>
>> > *Equipe de Relacionamento PlayStation*
>>
>> > *Sony Computer Entertainment Brasil*
>>
>> > *4003 SONY (7669) Capital e Regiões Metropolitanas, exceto Rio de
>>
>> > Janeiro.*
>>
>> > *0800 880 SONY (7669) Demais Localidade*
>>
>> >
>>
>> > *"*
>>
>> >
>>
>> > Att
>>
>> >
>>
>> > Romeu Medeiros
>>
>> >
>>
>> > 2018-05-08 17:04 GMT-03:00 Márcio Elias Hahn do Nascimento <
>>
>> > marcio at sulonline.net>:
>>
>> >
>>
>> > E vou além!!!
>>
>> >
>>
>> > Um cliente nosso/colega de trabalho, foi jogar com seu Xbox novo e
>> não
>>
>> >
>>
>> > conseguiu, sem passar pelo CGNAT.
>>
>> >
>>
>> > Analisando a situação, vi que ele estava SEM NAT, claro, por conta do
>>
>> > IPv6 (coisa mais linda do mundo) que ele recebeu.
>>
>> >
>>
>> > Perfeito não? Seria se os colegas de jogo dele também estivessem com
>>
>> > IPv6!
>>
>> >
>>
>> > Desativamos o IPv6 da conexão dele, ai ele passou a ficar com Nat
>> Aberto (em IPv4) e tudo funcionou.
>>
>> > Só mais um obstáculo para a implantação do IPv6 na pior camada da
>> rede
>>
>> >
>>
>> > (clientes).
>>
>> >
>>
>> > Em 2018-05-08 15:13, Alexandre Guimaraes escreveu:
>>
>> >
>>
>> > Acho isso um problema.... saber se o cliente joga ou não.
>>
>> >
>>
>> > Digamos que 90% jogue online, e ae?
>>
>> >
>>
>> > Vale a mesma coisa para CCTV...
>>
>> >
>>
>> > Vale um estudo mais aprofundado na tecnologia e casos de uso, visto
>>
>> >
>>
>> > que inúmeras operadoras usam.... os próprios fabricantes podem te
>> apoiar nosso. att
>>
>> > Alexandre
>>
>> >
>>
>> > Em 8 de mai de 2018, à(s) 13:36, Davi Nunes <
>> davi at alphaconecta.psi.br>
>>
>> >
>>
>> > escreveu:
>>
>> > Boa tarde Lucas,
>>
>> >
>>
>> > Verifique se os clientes que estão tendo esse problema estão todos na
>>
>> >
>>
>> > mesma saída do CGNAT, apenas para confirmar.
>>
>> > Mas, dado ao que você repassou, bem provável que sua conexão com o
>> servidor está sendo recusada por está respondendo em um endereço
>>
>> > diferente
>>
>> >
>>
>> > ao esperado pelo servidor ou por que seu IP foi bloqueado no
>> servidor.
>>
>> >
>>
>> > A recomendação é que, sempre que possível, Clientes de jogos fiquem
>>
>> >
>>
>> > fora do CGNAT, ou que o CGNAT deles seja diferenciado.
>>
>> > Na lista já tem alguns tópicos similares, você pode dar uma lida
>> neles.
>>
>> >
>>
>> > Atenciosamente,
>>
>> >
>>
>> > Davi Nunes de Melo Cahet
>>
>> >
>>
>> > Supervisor Geral
>>
>> >
>>
>> > davi at alphaconecta.psi.br
>>
>> >
>>
>> > 82 9.9300-0000 (VIVO)
>>
>> >
>>
>> > N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
>>
>> >
>>
>> > noc at alphaconecta.psi.br
>>
>> >
>>
>> > Alpha Conecta LTDA - Unidade Arapiraca [Matriz]
>>
>> >
>>
>> > www.alphaconecta.psi.br [2] [2 [2]] [1 [2]]
>>
>> >
>>
>> > 82 3522-3430 | 82 9.9633-5145 (TIM)
>>
>> >
>>
>> > R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060 <
>> https://maps.google.com/?q=R.+Dois+de+Fevereiro,+447+-+
>>
>> > Bras%C3%ADlia,+Arapiraca+-+AL,+57313-060&entry=gmail&amp
>> ;source=g>
>>
>> >
>>
>> > ---- On Ter, 08 mai 2018 11:54:03 -0300 Lucas José Bernardi &
>> lt;ljbernardi at gmail.com&gt; wrote ----
>>
>> >
>>
>> > Bom dia pessoal.
>>
>> >
>>
>> > Estou com um problema quanto a alguns jogos atrás de CGNat, usamos
>>
>>   o A10
>>
>>
>>
>> > Thunder TH1040.
>>
>> >
>>
>> > Jogos como League Of Legends (LoL) e jogos da Blizzard, como Heart
>>
>>   Stone,
>>
>>
>>
>> >> ficam desconectando. Gostaria de saber se tiveram ou estão tendo
>>
>>   algum
>>
>>
>>
>> > problema com esses ou outros jogos atrás de CGNat?
>>
>> >
>>
>> > Obs.: Capturando os pacotes no cliente percebo que o reset da
>>
>>   conexão
>>
>>
>>
>> > vem
>>
>> > do servidor.
>>
>> >
>>
>> > Desde já agradeço a atenção.
>>
>> >
>>
>> > *Lucas José Bernardi*
>>
>> >
>>
>> > São Lourenço do Oeste - SC
>>
>> >
>>
>> > Empire Telecom
>>
>> >
>>
>> > --
>>
>> >
>>
>> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>> >
>>
>> > Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e
>>
>>   seu
>>
>>
>>
>> > conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha
>>
>>   recebido esta mensagem por engano, queira por favor retorná-la ao
>>
>>   destinatário e
>>
>>
>>
>> > apagá-la de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou
>>
>> > disseminação desta mensagem ou parte dela é expressamente proibido. O
>>
>>   autor não é responsável pelo conteúdo ou a veracidade desta informação.
>>
>>
>>
>>
>>
>> > --
>>
>> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter --
>>
>> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>
>>
>> --
>>
>> Att
>>
>>
>>
>> Márcio Elias Hahn do Nascimento
>>
>>
>>
>> Links:
>>
>> ------
>>
>> [1] http://www.alphaconecta.psi.br
>>
>> --
>>
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>   --
>>
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>
>>
>> --
>>
>> Douglas Fernando Fischer
>>
>> Engº de Controle e Automação
>>
>>   --
>>
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>   --
>>
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>
>>
>> --
>>
>> Att
>>
>>
>>
>> Márcio Elias Hahn do Nascimento
>>
>> (48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net
>>
>> INOC-BR: 52977*100
>>
>> GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3 [3]]
>>
>>
>>
>>   [3 [3]]
>>
>>
>>
>> Links:
>>
>> ------
>>
>> [1] http://www.gaikai.com
>>
>> [2] http://www.alphaconecta.psi.br
>>
>> [3] http://www.sulinternet.net
>>
>> --
>>
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>   --
>>
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>
>>
>>
> --
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>
> ---
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>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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