[GTER] CGNat + Games = Desconexões

Alan Mendes alan at zuknet.com
Fri May 11 09:32:04 -03 2018


Bom dia.

Cara, acho que somos uma exceção , pois aqui roda tranquilo quanto PSN ou
XboxLive atraz do CGNAT .... como disse, tenho problemas quando o usuario
quer ser o host de uma party , ou precisa hostear algum jogo, ai sim não
vai.

Do contrario, funciona normal, eu mesmo jogo alguns games online tranquilo.
vide "the division , resident evil" etc... no PS4







*ZUKNET NETWORKS LTDA. MEAlan Mendes Morais*
*Email:* alan at zuknet.com
*Tel:* 15 3376-9893


www.zuknet.com
http://as262333.peeringdb.com
http://bgp.he.net/AS262333


Em 10 de maio de 2018 16:10, Fernando José <nandograva at hotmail.com>
escreveu:

> E quando acabarem seus ips? Pode ser que em seu AS ainda esteja em tempo
> de "vacas gordas" no momento, mas e quando não estiver?
>
> Penso que a solução não seja essa, isso continua sendo um paliativo,
> resolve de momento, mas futuramente esse problema volta em uma dimensão bem
> maior.
>
> Fernando.
>
> Em qua, 9 de mai de 2018 16:45, Gustavo Zanatta <zanatta at ultranet.inf.br<
> mailto:zanatta at ultranet.inf.br>> escreveu:
> Eu resolvo na hora isso.
>
> Ja vendo um ippublico pro cliente, resolve o problema dele , e o meu $$.
>
> simples assim
>
>
> Em 09/05/2018 14:04, Davi Nunes escreveu:
> > Deu uma bela andada o tópico srrs
> >
> > Em relação ao que falei, clientes que estão dentro do CGNAT entrarem em
> contato e dai você colhe as informações e verifica a partir disso a melhor
> solução para ele, ficar fora do cgnat OU ficar em um cgnat mais especifico
> para essa finalidade.
> >
> >
> >
> > Chegou a verificar se a entrada e saída para o servidor esta indo pelo
> mesmo caminho ou ip? (verificou se alguém mais que faz o mesmo trajeto esta
> tendo problema similar?)
> >
> >
> > Por que digo especifico, a exemplo do que foi citado ai, que teve alguns
> que só conseguiram jogar por esta no cgnat, tudo implica na saída, se
> alguém brincou com o endereço de ip em questão e recebeu um lock no
> servidor do jogo(qualquer jogo/servidor), vai conseguir em alguns casos até
> logar, porem a conexão não vai muito adiante. Então, o que lhe resta pra
> casos onde o ip esta com alguma restrição em servidor de jogo é, a mais
> viável, colocar outro ip para a saída, já que seria inviável o dialogo até
> o desbloqueio do mesmo.
> >
> >
> >
> > Quanto ao pronunciamento da Sony, isso soa claro como tirar a culpa
> deles e jogar pra quem não tem, fora que, se não estou engando, isso não
> está ferindo um dos requisitos que é exigido para AS (em qualquer lugar do
> mundo), principalmente agora com o fim do ipv4..
> >
> >
> >
> >
> >
> > Atenciosamente,
> >
> >
> >
> >
> >
> >   Davi Nunes de Melo Cahet
> >
> > Supervisor Geral
> >
> > davi at alphaconecta.psi.br<mailto:davi at alphaconecta.psi.br>
> >
> > 82 9.9300-0000 (VIVO)
> >
> >
> >
> > N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
> >
> > noc at alphaconecta.psi.br<mailto:noc at alphaconecta.psi.br>
> >
> >
> >
> > Alpha Conecta LTDA    - Unidade Arapiraca [Matriz]
> >
> > www.alphaconecta.psi.br<http://www.alphaconecta.psi.br>
> >
> > 82 3522-3430      |      82 9.9633-5145 (TIM)
> >
> > R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> > ---- On Qua, 09 mai 2018 11:53:36 -0300 Márcio Elias Hahn do Nascimento <
> marcio at sulonline.net<mailto:lt%3Bmarcio at sulonline.net>> wrote ----
> >
> >
> >
> >
> > Assino embaixo!
> >
> >
> >
> > Em 2018-05-09 11:41, Rogerio Mariano escreveu:
> >
> >
> >
> > > Olá Marcio,
> >
> > >
> >
> > > Eu trouxe as informações apenas para ampliar a visão do debate, mas em
> >
> > > termos simples, o que acontece é: a Gaikai não está nem aí e vai
> continuar
> >
> > > dessa maneira até que eles entendam que o seu road-map esteja pronto
> para
> >
> > > ir para IPv6 (sem levar em conta o que o usuário final da PSN pensa ou
> >
> > > não). Uma mancada para uma empresa do tamanho do grupo da Sony, que
> >
> > > inclusive já foi pressionada por outros grupos por isso, mas ela não
> liga,
> >
> > > segue o que entende ser certo na sua concepção, e por fim acaba que do
> lado
> >
> > > do usuário fica a reclamação e do provedor o "mico" na mão. Resumo:
> murro
> >
> > > em ponta de faca, inclusive o debate desta thread.
> >
> > >
> >
> > > Saudações,
> >
> > >
> >
> > > RM
> >
> > >
> >
> > > Em 9 de maio de 2018 11:18, Márcio Elias Hahn do Nascimento <
> >
> > > marcio at sulonline.net<mailto:marcio at sulonline.net>> escreveu:
> >
> > >
> >
> > > Muito boas as informações, mais o foco da discussão é outro.
> >
> > >
> >
> > > 1 - Descaso com a implementação do IPv6.
> >
> > >
> >
> > > 2 - Respostas politicamente "anti-ipv6" e a favor de um protocolo com
> >
> > > recursos esgotados.
> >
> > >
> >
> > > E reforçando o que coloquei em um e-mail anterior nesta mesma thread.
> >
> > >
> >
> > > A Microsoft sim, suporta IPv6, ótimo não! Mais e os "coleguinhas" de
> >
> > > jogatina que estão conectados em outros ISP's que não fornecem IPv6,
> não
> >
> > > conseguem se comunicar entre sí.
> >
> > >
> >
> > > Isso acaba forçando a desativação do IPv6 por parte do cliente.
> >
> > >
> >
> > > Fiquei profundamente decepcionado ao ver a mensagem "SEM NAT" não
> >
> > > funcionar, e ter que partir para "NAT ABERTO".
> >
> > >
> >
> > > Em 2018-05-09 10:16, Rogerio Mariano escreveu:
> >
> > >
> >
> > > Caros Colegas,
> >
> > >
> >
> > > Toda vez que quiserem utilizar uma referência em detrimento a prefixos
> para tratar problemas na PSN ou qualquer cisão na rede da PlayStantion/Sony
> >
> > > vocês podem utilizar as seguintes informações:
> >
> > >
> >
> > > * Lembrando, o ASN da PlayStation é o AS33353 e a empresa que cuida é a
> >
> > > Gaikai, Inc - www.gaikai.com<http://www.gaikai.com> [1] [1 [1]] (que
> é uma divisão da Sony que cuida da PSN e fica em Aliso Viejo na California)
> >
> > >
> >
> > > https://www.peeringdb.com/net/3347
> >
> > >
> >
> > > https://bgp.he.net/AS33353
> >
> > >
> >
> > > http://irrexplorer.nlnog.net/search/33353
> >
> > >
> >
> > > https://radar.qrator.net/as33353
> >
> > >
> >
> > > A Gaikai é a empresa que controla a Sony Cloud Gaming Engineering and
> >
> > > Infrastructure (CGEI) onde esta a PSN.
> >
> > >
> >
> > > *Vejo sempre muitas reclamações aqui sobre problemas com a PSN. O fato
> >
> > > atinente é que o AS33353 ou Gaikai não tem nenhuma Private Peering
> >
> > > Facilities ou "Interconexão" na America Latina ou Caribe. A Gaikai não
> é
> >
> > > uma empresa brasileira ou constituída aqui, portanto vocês acessam o
> >
> > > serviços dela lá fora.*
> >
> > >
> >
> > > Ou seja, não estão em nenhum ponto do IX.br ou qualquer outro empresa
> da
> >
> > > Interconexão (exemplo, Equinix) por aqui ou na nossa região (pelo ao
> menos ainda).
> >
> > >
> >
> > > Eles estão nos EUA (em vários IXPs e Facilities), Reino Unido
> >
> > > (Londres/LINX), Japão (Toquio/JPIX), Alemanha (DE-CIX) e França
> >
> > > (France-IX) somente.
> >
> > >
> >
> > > Infelizmente, o contato é "queixo-duro", mas acredito que isso seja
> ainda
> >
> > > uma política da empresa. Torcemos para que eles melhorem.
> >
> > >
> >
> > > Abaixo uma resposta feita pelo Gerente de Chris Costa em um trabalho
> >
> > > conjunto, onde indaguei a ele sobre esses problemas.
> >
> > >
> >
> > > <https://www.linkedin.com/in/ccosta92630/>
> >
> > >
> >
> > > "Hi Rogerio,
> >
> > >
> >
> > > I've been doing well, thanks. Hope you are too. As you may know,
> >
> > > CGEI/AS33353 is the backbone for Sony's Playstation Now cloud game
> >
> > > streaming service. Today, this is a separate network from other
> Playstation services like CDN download, etc. We are positioning ourselves,
> though,
> >
> > > within Sony to take on more network services and we should see
> development in that in the future. Since the PSNow service is an extremely
> latency
> >
> > > sensitive application, we only connect to those IX's where we have
> content that can reach the customer within those constraints. We currently
> have
> >
> > > datacenters in North America and Europe. When we expand into South
> America is when we would look at the IX locations you mentioned."
> >
> > >
> >
> > > Att,
> >
> > >
> >
> > > Rogerio Mariano
> >
> > >
> >
> > > Em 9 de maio de 2018 09:13, Romeu Medeiros <medeiros at medeiros.eng.br<
> mailto:lt%3Bmedeiros at medeiros.eng.br>>
> >
> > > escreveu:
> >
> > >
> >
> > > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
> >
> > > ipv6-e-playstation-4_z3ZaYmj7_QCVdroH/
> >
> > >
> >
> > > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
> >
> > > problema-com-ipv6_q0p-VI9GQ-7kXMjr/
> >
> > >
> >
> > > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:10, Romeu Medeiros <
> >
> > > medeiros at medeiros.eng.br<mailto:medeiros at medeiros.eng.br>>
> >
> > > escreveu:
> >
> > >
> >
> > > Sim eh da Sony, eu tbm achei que era brincadeira
> >
> > >
> >
> > > No reclamante aqui tem várias pessoas com essa mesma resposta padrão da
> >
> > > Sony.
> >
> > >
> >
> > > Att
> >
> > >
> >
> > > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:03, Douglas Fischer <
> >
> > > fischerdouglas at gmail.com<mailto:fischerdouglas at gmail.com>> escreveu:
> >
> > >
> >
> > > PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOS!
> >
> > >
> >
> > > Son of a Beach!
> >
> > > Ponta que Partiu!
> >
> > >
> >
> > > Cara, um e-mail cretino como esse disseminado no meio Gamer(Facebook,
> >
> > > Whatsapp, etc) tem um efeito negativo DEVASTADOR!
> >
> > >
> >
> > > Agora todo Gamer vai agir com "Meu sobrinho NouAlldo" e vai sair de
> >
> > > modem-em-modem desabilitando IPv6.
> >
> > >
> >
> > > O efeito negativo disso pode significar o equivalente a 2-3 anos de
> >
> > > trabalho no fomento do IPv6.
> >
> > >
> >
> > > Uma coisa é a Sony não estar com suas aplicações e sua rede preparada
> >
> > > para IPv6.
> >
> > > Outra muito diferente é eles emitirem um comunicado como esse.
> >
> > >
> >
> > > Chego a desconfiar que isso tenha realmente partido de alguém da SONY.
> >
> > >
> >
> > > @Romeu, consegue validar a origem desse e-mail?
> >
> > > Se conseguir o e-mail original com os headers originais(encaminhado
> como
> >
> > > anexo) seria excelente.
> >
> > >
> >
> > > Se isso for verdade, sugiro que algum representativo estabeleça contato
> >
> > > com a equipe técnica da Sony a esse respeito.
> >
> > >
> >
> > > Em 8 de maio de 2018 23:36, Romeu Medeiros <medeiros at medeiros.eng.br<
> mailto:lt%3Bmedeiros at medeiros.eng.br>>
> >
> > > escreveu:
> >
> > >
> >
> > > Interessante é essa resposta que um cliente recebeu da PSN:
> >
> > >
> >
> > > *"*
> >
> > > *Fulano, boa tarde!*
> >
> > >
> >
> > > *Primeiramente pedimos desculpas pela demora no retorno.*
> >
> > >
> >
> > > *Realmente a PlayStation ainda não é compatível com IPV6. Porem, seu
> >
> > >
> >
> > > provedor de internet tem que oferecer endereços IPV4 caso você pedir
> >
> > > eles,
> >
> > > ou devem oferecer uma plataforma que usa IPV4 e IPV6 ao mesmo tempo.*
> *No Brasil só 8% dos provedores de Internet estão usando IPV6, por
> >
> > > isso a
> >
> > >
> >
> > > PlayStation ainda não esta usando IPV6. No EUA só 25% e aqui também
> ainda
> >
> > >
> >
> > > não usamos IPV6 . *
> >
> > > *Todos os provedores de internet tem até o ano 2020 para mudar de IPV4
> >
> > > para
> >
> > > IPV6. *
> >
> > > *A razão pela qual IPV6 existe, é porque os endereços de IPV4 se
> >
> > > esgotaram
> >
> > > e não tem mais combinações possíveis. Exemplo: 54.219.190.180.*
> >
> > > *Sendo assim, a Sony não pode entrar em contato com o seu provedor..
> Eles
> >
> > >
> >
> > > que precisam cumprir o que foi determinado pela Anatel.*
> >
> > >
> >
> > > *Atenciosamente,*
> >
> > > *Equipe de Relacionamento PlayStation*
> >
> > > *Sony Computer Entertainment Brasil*
> >
> > > *4003 SONY (7669) Capital e Regiões Metropolitanas, exceto Rio de
> >
> > > Janeiro.*
> >
> > > *0800 880 SONY (7669) Demais Localidade*
> >
> > >
> >
> > > *"*
> >
> > >
> >
> > > Att
> >
> > >
> >
> > > Romeu Medeiros
> >
> > >
> >
> > > 2018-05-08 17:04 GMT-03:00 Márcio Elias Hahn do Nascimento <
> >
> > > marcio at sulonline.net<mailto:marcio at sulonline.net>>:
> >
> > >
> >
> > > E vou além!!!
> >
> > >
> >
> > > Um cliente nosso/colega de trabalho, foi jogar com seu Xbox novo e não
> >
> > >
> >
> > > conseguiu, sem passar pelo CGNAT.
> >
> > >
> >
> > > Analisando a situação, vi que ele estava SEM NAT, claro, por conta do
> >
> > > IPv6 (coisa mais linda do mundo) que ele recebeu.
> >
> > >
> >
> > > Perfeito não? Seria se os colegas de jogo dele também estivessem com
> >
> > > IPv6!
> >
> > >
> >
> > > Desativamos o IPv6 da conexão dele, ai ele passou a ficar com Nat
> Aberto (em IPv4) e tudo funcionou.
> >
> > > Só mais um obstáculo para a implantação do IPv6 na pior camada da rede
> >
> > >
> >
> > > (clientes).
> >
> > >
> >
> > > Em 2018-05-08 15:13, Alexandre Guimaraes escreveu:
> >
> > >
> >
> > > Acho isso um problema.... saber se o cliente joga ou não.
> >
> > >
> >
> > > Digamos que 90% jogue online, e ae?
> >
> > >
> >
> > > Vale a mesma coisa para CCTV...
> >
> > >
> >
> > > Vale um estudo mais aprofundado na tecnologia e casos de uso, visto
> >
> > >
> >
> > > que inúmeras operadoras usam.... os próprios fabricantes podem te
> apoiar nosso. att
> >
> > > Alexandre
> >
> > >
> >
> > > Em 8 de mai de 2018, à(s) 13:36, Davi Nunes < davi at alphaconecta.psi.br
> <mailto:davi at alphaconecta.psi.br>>
> >
> > >
> >
> > > escreveu:
> >
> > > Boa tarde Lucas,
> >
> > >
> >
> > > Verifique se os clientes que estão tendo esse problema estão todos na
> >
> > >
> >
> > > mesma saída do CGNAT, apenas para confirmar.
> >
> > > Mas, dado ao que você repassou, bem provável que sua conexão com o
> servidor está sendo recusada por está respondendo em um endereço
> >
> > > diferente
> >
> > >
> >
> > > ao esperado pelo servidor ou por que seu IP foi bloqueado no servidor.
> >
> > >
> >
> > > A recomendação é que, sempre que possível, Clientes de jogos fiquem
> >
> > >
> >
> > > fora do CGNAT, ou que o CGNAT deles seja diferenciado.
> >
> > > Na lista já tem alguns tópicos similares, você pode dar uma lida neles.
> >
> > >
> >
> > > Atenciosamente,
> >
> > >
> >
> > > Davi Nunes de Melo Cahet
> >
> > >
> >
> > > Supervisor Geral
> >
> > >
> >
> > > davi at alphaconecta.psi.br<mailto:davi at alphaconecta.psi.br>
> >
> > >
> >
> > > 82 9.9300-0000 (VIVO)
> >
> > >
> >
> > > N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
> >
> > >
> >
> > > noc at alphaconecta.psi.br<mailto:noc at alphaconecta.psi.br>
> >
> > >
> >
> > > Alpha Conecta LTDA - Unidade Arapiraca [Matriz]
> >
> > >
> >
> > > www.alphaconecta.psi.br<http://www.alphaconecta.psi.br> [2] [2 [2]]
> [1 [2]]
> >
> > >
> >
> > > 82 3522-3430 | 82 9.9633-5145 (TIM)
> >
> > >
> >
> > > R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060 <
> https://maps.google.com/?q=R.+Dois+de+Fevereiro,+447+-+
> >
> > > Bras%C3%ADlia,+Arapiraca+-+AL,+57313-060&entry=gmail&source=g>
> >
> > >
> >
> > > ---- On Ter, 08 mai 2018 11:54:03 -0300 Lucas José Bernardi &
> lt;ljbernardi at gmail.com<mailto:lt%3Bljbernardi at gmail.com>> wrote ----
> >
> > >
> >
> > > Bom dia pessoal.
> >
> > >
> >
> > > Estou com um problema quanto a alguns jogos atrás de CGNat, usamos
> >
> >   o A10
> >
> >
> >
> > > Thunder TH1040.
> >
> > >
> >
> > > Jogos como League Of Legends (LoL) e jogos da Blizzard, como Heart
> >
> >   Stone,
> >
> >
> >
> > >> ficam desconectando. Gostaria de saber se tiveram ou estão tendo
> >
> >   algum
> >
> >
> >
> > > problema com esses ou outros jogos atrás de CGNat?
> >
> > >
> >
> > > Obs.: Capturando os pacotes no cliente percebo que o reset da
> >
> >   conexão
> >
> >
> >
> > > vem
> >
> > > do servidor.
> >
> > >
> >
> > > Desde já agradeço a atenção.
> >
> > >
> >
> > > *Lucas José Bernardi*
> >
> > >
> >
> > > São Lourenço do Oeste - SC
> >
> > >
> >
> > > Empire Telecom
> >
> > >
> >
> > > --
> >
> > >
> >
> > > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> > >
> >
> > > Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e
> >
> >   seu
> >
> >
> >
> > > conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha
> >
> >   recebido esta mensagem por engano, queira por favor retorná-la ao
> >
> >   destinatário e
> >
> >
> >
> > > apagá-la de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou
> >
> > > disseminação desta mensagem ou parte dela é expressamente proibido. O
> >
> >   autor não é responsável pelo conteúdo ou a veracidade desta informação.
> >
> >
> >
> >
> >
> > > --
> >
> > > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter --
> >
> > > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> >
> >
> > --
> >
> > Att
> >
> >
> >
> > Márcio Elias Hahn do Nascimento
> >
> >
> >
> > Links:
> >
> > ------
> >
> > [1] http://www.alphaconecta.psi.br
> >
> > --
> >
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> >   --
> >
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> >
> >
> > --
> >
> > Douglas Fernando Fischer
> >
> > Engº de Controle e Automação
> >
> >   --
> >
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> >   --
> >
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> >
> >
> > --
> >
> > Att
> >
> >
> >
> > Márcio Elias Hahn do Nascimento
> >
> > (48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net<mailto:ma
> rcio at sulonline.net>
> >
> > INOC-BR: 52977*100
> >
> > GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3 [3]]
> >
> >
> >
> >   [3 [3]]
> >
> >
> >
> > Links:
> >
> > ------
> >
> > [1] http://www.gaikai.com
> >
> > [2] http://www.alphaconecta.psi.br
> >
> > [3] http://www.sulinternet.net
> >
> > --
> >
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> >   --
> >
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> >
> >
>
> --
>
>
> ---
> Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
> https://www.avast.com/antivirus
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> --
>
> Fernando José
> Enviado do meu Moto G2
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



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