[GTER] Solicitação de Comentários à Comunidade Técnica da Internet - Programa por uma Internet Segura

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Sun May 6 20:31:22 -03 2018

> O IX.br tem espaço para melhorar especificamente a segurança provida
> pelos Servidores de Rotas (Route Servers), no sentido de evitar a
> propagação de informações indevidas no BGP. Escrevemos um documento,
> descrevendo essas ações em detalhes, e queremos convidar a comunidade de
> usuários do IX.br e a comunidade técnica de operadores da Internet no
> Brasil a analisar a proposta e nos dar sua opinião.
>
> O documento "Solicitação de Comentários à Comunidade Técnica da Internet
> - Programa por uma Internet Segura” pode ser baixado na área de
> Documentação no site do IX.br:

> [...]

 A "Ação 4" me parece um pouco invasiva de mais. Ela ser contemplada como
opção do participante escolher se quer ou não receber esses anúncios me
parece mais coerente com o discurso de neutralidade que já escutei para
justificar negações de outras sugestões.

Um política mais ampla do IX.br seria mais legal. Criar uma política de
"nos não recomendamos esse anúncio" e marcando isso com communities que
indiquem porque foi desaconselhado seria legal. Me parece que precisaria de
add-paths para isso funcionar mas o IX.br escolheu não usar e parece que
isso está atrapalhando. A escolha, ou proposta que ouvi anos atras, de
fazer isso ( controle fino do que receber ) no portal até agora não rolou e
eu prefiro interagir apenas com o roteador conectado ao IX do que com ele e
com o portal.

A "Ação 5" me parece não ajudar em nada. No máximo isso seria uma tentativa
de proteger os outros participantes de erros de um "AS Stub". Já vi erros
de ASs pequenos, médios e grandes sendo esses novos ou velhos e se é para
estabelecer relações de confiança diferenciada por AS então que se faça
algo baseado em comportamento e resultado. Coisas boas aumentam a confiança
e direitos e coisas ruins os diminuem. Me parece também que a "Acão 6" e a
"Ação 8" sobrepõem a "Ação 5"

--
Atenciosamente.