[GTER] Suporte ao TC IRR

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 27 23:04:43 -03 2018

> Não tenho a intenção de desenvolver interfaces 'elaboradas', mas nada
> impede que interessados contribuam com código (para uma interface
> externa que use o TC como backend).

O que aliás pode ser feito também de forma autônoma sem rodar diretamente
na mesma máquina... se alguém fizer uma interface de gestão point-n-click,
pode enviar por e-mail as alterações para o TC. Só a inserção inicial e
definição da senha que precisa ser feita diretamente no TC, mas essa é por
acaso a única interface elaborada do serviço, onde o wizard do TC é bem
mais simples do que usar RPSL-ng até mesmo para o cadastro (como era no
RADB antigamente, não sei agora).

O código fonte do IRRd, que é o software que o TC usa, está disponível
> aqui https://github.com/irrdnet/irrd, então "show me the code"...

A outra base de código que alguém que queira fazer um IRR é o RIPE WHOIS
Server, ftp://ftp.ripe.net/tools/dbase/software/ . Mas me parece mais
simples e construtivo agregar funcionalidades de forma desacoplada ao TC.

> Serviços secundários como o DFZ Analysis também continuam operando
> (dentro de padrões mínimos), o único projeto abandonado (por absoluta
> falta de tempo) é o BGP Report. Estes dois têm protótipos não
> publicados que talvez entrem em produção em algum momento num futuro
> ainda incerto…

Eu sinto falta do BGP Shame Report... digo, BGP Report. ;-)

Rubens