[GTER] Suporte ao TC IRR

Herbert Faleiros herbert at faleiros.eti.br
Tue Mar 27 22:47:14 -03 2018

o TC entrou em produção em 25 de Setembro de 2010 e opera
adequadamente desde então. É até hoje a única base IRR da América
Latina.

A intenção naquela época ao disponibilizar esse serviço foi
desmistificar o uso da tecnologia (tinha muita gente falando bobagem
sobre IRR) e também disponibilizar uma forma de contato inicial
descomplicado aos ASes da nossa região com o IRR. Nestes dois pontos o
sucesso é absolutamente inegável.

Nunca tive a intenção de ganhar dinheiro com isso (e nunca ganhei),
muito menos concorrer com bases comerciais já estabelecidas.
Consequentemente (em decorrência destes dois fatos) a operação e o
suporte acabam executados em regime 'best-effort'. Sempre deixei claro
que isso pode não ser adequado para alguns. Nestes casos sempre
existem opções, portanto...

Não tenho a intenção de desenvolver interfaces 'elaboradas', mas nada
impede que interessados contribuam com código (para uma interface
externa que use o TC como backend).

O código fonte do IRRd, que é o software que o TC usa, está disponível
aqui https://github.com/irrdnet/irrd, então "show me the code"...

Serviços secundários como o DFZ Analysis também continuam operando
(dentro de padrões mínimos), o único projeto abandonado (por absoluta
falta de tempo) é o BGP Report. Estes dois têm protótipos não
publicados que talvez entrem em produção em algum momento num futuro
ainda incerto…

Existem também projetos que nunca tornei públicos ou documentei, como
uma interface em whois para Analysis, ex:

$ whois -h irr.org.br -p 1043 -s dfz-br -i origin as22548
route:      200.160.0.0/20
origin:     AS22548
source:     DFZ-BR

route6:     2001:12ff::/32
origin:     AS22548
source:     DFZ-BR

$ whois -h irr.org.br -p 1043 -s nicbr 200.160.2.3

route:      200.160.0.0/20
descr:      Núcleo de Inf. e Coord. do Ponto BR - NIC.BR
origin:     AS22548
source:     NICBR

...e estes são apenas dois exemplos.

Sobre TC e Registro.br acho que o Rubens foi bem claro num dos e-mails
desta thread portanto não tenho nada a acrescentar.

Por fim um ‘disclaimer’ necessário: não estou falando em nome do meu empregador.

--
Herbert