[GTER] Cache para ISP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Mar 14 11:30:47 -03 2018

 Exemplificando problema de qualidade de navegação que CDN Confinado pode
trazer

Os conteúdos que são enviados para os cache são escolhidos com base em
alguns critérios.

O principal deles é a demanda do publico que usa aquele cache.
     - Aquele vídeo que todo mundo da cidade está assistindo, e um amigo
marca o outro e talz...

Porém, dependendo das interconexões do provedor pode não fazer sentido
cachear aquele item de conteúdo novamente nesse ponto.
     - Um vídeo de demanda média que já está no Cache do Trânsito que
alimenta aquele provedor.
Então, como está "perto" e não tão grande demanda, o algorítimo do
GGC/FNA/OCA/Akamai decide que não vale a pena colocar aquele objeto naquele
nó de cache.

E é aqui que está o pulo do gato!

     Aquele Cache no trânsito DAQUELE PROVEDOR está "perto" para os
clientes DELE, que usam o trânsito DELE.
     Como você não usa o trânsito dele, para você chegar no outro
repositório pode ter que dar volta e meio mundo...

P.S.:
Eu ainda não aprofundei a análise dessa teoria, é meramente empírica de
percepções...
Mas já consegui perceber resultados práticos depois de algumas alterações.