[GTER] Cache para ISP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Mar 14 11:27:12 -03 2018

De forma legal e coerente? NÃO!
Inclusive, se fizer esforços para interceptar HTTPS ou algo assim, é crime!
Até manipular as respostas que o teu DNS dá para o teu cliente já é crime...

A lógica é pensar em cache enter-deep de CDNs significativas.

MAAAAS! Cuidado! - 1 -
As vezes o esforço técnico e financeiro(infra e link para feed) de ter esse
recurso dentro da tua rede pode ser mais caro que o barato que supostamente
vai ficar o teu custo de link. Isso vai depender em grande parte da tua
demanda.
Até um determinado tamanho, faz sentido você comprar esse serviço de alguém.

MAAAAS! Cuidado! - 2 -
CDN CONFINADO também não está dentro da legalidade.
 - (Está escrito no contrato. Flames > /dev/null)
 - (Já houveram ASNs oficialmente notificados. Strike 1)
Se o cara for te vender EXCLUSIVAMENTE banda dos nós de CDN, isso é errado.
Errado e pode causar PROBLEMAS DE QUALIDADE de navegação para seu
clientes[Explico no próximo e-mail].

Oque pode fazer é
Procurar um fornecedor de trânsito que pode te oferecer esse tipo de coisa
num preço diferenciado.
Preços diferenciados para produtos diferenciados(Trânsito Nacional,
Trânsito Internacional, IX, Cache).
Isso é claro considerando que ele tem custos de entrega diferenciados para
cada produto desses...

O mais elegante seria pagar efetivamente pelo que usa.
(A AWS mudou o mundo da computação porque faz isso desde que nasceu)
Burstable - 95% -  com preço por megas diferencia para cada origem.
  - Isso é complexo porque envolve uma engenharia de tráfego FERRENHA
  - Isso é complexo porque envolve um sistema de medição de EXCELENTE
qualidade.
    Mas, em minha opinião, é o mais justo.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação