[GTER] checklist para obter um asn (empresa)

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Mar 1 11:55:30 -03 2018

Bom dia Claudio

Antes de te responder, farei uma colocação:

Com essa demanda de 16 IPs é bem improvável que uma solução baseada em Dual
ISP com NAT não te atenda...

A não ser que tenha publica para internet serviços críticos que rodem
internamente.
Mas mesmo para isso existem soluções alternativas.

Outra coisa a considerar é o custo anual dos blocos IP e ASN, e também tem
que considerar o custo dos equipamentos para rodar isso.

Eu conheço várias empresas(não ISP) que tem isso, mas a demanda tem que ser
real.

Agora tentando responder sua pergunta.
Não exatamente do jeito que você espera.

Esse trabalho de fechar as pontas entre operadoras e NIC não é difícil.
É trabalhoso, chato, e demorado. Mas não é difícil.
Basicamente paciência para ler e reler os formulários e documentos.

Geralmente quem faz isso cobra uns pilas(Gastasse um precioso tempo).
Já fiz muito disso.
Hoje não faço mais "só isso". Geralmente isso entra na conta de outros
serviços internos.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação