[GTER] Roteador de borda

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Jun 20 16:17:36 -03 2018

Rsrsr... A galera segura(segurava) no peito e na raça!
Tens toda razão Rogerio!

Imagine que há uns 4-5 anos atrás(já estavam em EoS, EoL,
EoTudoQueEraCoisa) entrou uma grande quantidade desse tipo de equipamento
que estavam sendo tirados da infra de algumas operadoras porque já não
serviam bem por lá.

Vinham com um preço bem interessante, supostamente sem problemas de
homologação com Anatel, com portas 10Gb, uma boa capacidade de Fowarding, e
uma engine de roteamento estabelíssima.

Para tirar aquele MK que tava no gargalo com 1Gbps(5 anos atrás) e colocar
como "sozinhão do BGP" na borda do WISP era um achado.

- Naquele cenário não tem HA, não tem MPLS, não tem BFD...

- BUG? Supostamente ele vinha com a ultima versão estável utilizada pela
operadora
(Cá entre nós... Sabemos que os repassadores ajustavam essas cositas)
Se não me engano, não tem nada mais recente que 2015 desse cara.

Em dias de hoje acho que ele já deu o que tinha que dar.
Talvez ele caberia bem num ISP que tenha até 10-15Gbps de inteconexão com o
IX e usar ele só para isso(sem trânsito, por conta da FIB).
Mas aí o custo de energia dele fica inadequado.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação