[GTER] Liberação de portas residencial

Jonni Pianezzer jhonnyp at deltaativa.com.br
Wed Jun 13 08:40:13 -03 2018

Bom dia a Todos que discussao mas sem sentido, isso é coisa de usuario
que quer ter servicos de link dedicado em link residencial

os link residenciais ja sao mais baratos por N fatores e isto é um dos
que justifica o upgrade para link empresariais caso cliente necessite.

Sobre deixar todas as portas abertas, entao ótimo para quem faz, e boa
sorte, depois vem os problemas,

DVR invadido por que nao trocam a senha, roteador reconfigurados por que
nao foi bloqueado a porta de gerencia do roteador, ataques ssh.

ataques e infeccoes por virus tipo o vpnfilter agora o mais recente e
tantos outros, tudo isto jutifica a protecao ao servico. mas isso tudo é
coisa de anos assim mesmo e nao vai mudar isso mais.

ao contrario agora temos outro motivo bem mais importante, o CGNAT, que
o provedor do amigo pode talvez ate nao estar utilizando ainda, mas ira
em breve como todos nós.

dai vai ser exigido de quem as portas liberadas entrantes?  vamos ter
que sortear no grupo de usarios quem podera ter a porta 80 liberada para
si, o outro ficara com a porta 10080 e assim por diante.

Arrumar discussão sobre isso nao vai levar a nada mais hoje em dia. o
que eu recomendo é que todas pecam Ipv6 ao seu fornecedor para
melhorarmos a internet como um todo.

e se precisas desse portas, pague por isso, mas se és o desenvolvedor,
troque a porta de sua aplicacao, é mais seguro para voce e vais evitar
varios outros problemas do mesmo tipo com seus clientes do seu software.

Normalmente empresas ja possuem um setor de TI e por isso as portas
estando liberadas eles acabam bloqueando isso no firewal da propria
empresa. agora usuarios domesticos na maioria nao sabem efetuar essas
configuracoes,

porta 53, 22, 23, 161 e 162, 179 e  porta de gerencia do roteador, entre
outras como upnp tcp 1900 saindo para internet,  e por sinal sim o
padrao é 0-1023 ou 0-1024 os bloqueios feitos pela grande maioria que se
preocupa com isso.

sao varios ataques e falhas que dao suporte a serem feitos certos bloqueios.

o amigo do topico nao informou qual a porta em questao esta bloqueada,
mas nao acredite em ma fé do seu provedor não, ninguem faz isso visando
o pequeno ganho do ip fixo, mas sim na protecao da sua rede e de seus
assinantes como um todo.

o Futuro da Internet nao será altas velocidades mas sim a Seguranca sua
na rede.  Pensem nisso desde já.

Atenciosamente
JhonnyP