[GTER] Anúncios v4 /25 nos IX

Felipe Zanchet Grazziotin felipe at starbyte.net
Wed Jul 18 00:46:29 -03 2018

Roberto e demais,

> Rubens,
>
> Não consegui contar só os /24 para fazer a conta, então vai com todos
> mesmo:
>
> Se o router-server do nosso maior IX tem hoje 93k prefixos, mesmo que todos
> os prefixos atuais fossem /24 (não são) e então desagregados em /25 (não
> serão),  não chegaria a 30% de uma sessão full-routing. Continuo sem
> entender porque isso é um risco à escalabilidade.  Não me parece razoável
> supor que todos os /8 do IX seriam desagregados em /25 (assim como não são
> em /24).

Infelizmente isso tem impacto global pois os provedores de transito
receberiam essas rotas /25 via IX e repassariam todos clientes deles.

Fiz um teste rapido agora olhando um /23 publicado no IX de Porto Alegre, e
ele aparece a um AS de distancia para os roteadores da HE em Londres,
escolhido como melhor metrica.
Repetindo o obvio, as rotas anunciadas no IX vao ser aprendidas e usadas no
mundo todo, nao apenas no escopo "regional".

Uma analise seria sugerir o uso de NO-EXPORT para essas rotas mais
especificas que /25, potencialmente criando mais problemas se os grandes
carregadores de trafego rejeitarem a rota (por ser mais longa que /24).
Ou seja, o custo-beneficio de implementar isso nos IX nao compensaria pois
o trafego "nao viria".

Para os provedores que possuem alocacao minima, alguem fez a analise de
fazer as-path prepend nos links de transito para verificar o impacto?
Nao eh tao elegante quanto MED mas nao aumentaria numero de prefixos na FIB
das outras pessoas.

--
Felipe