[GTER] Anúncios v4 /25 nos IX

Davi Nunes cahet.davi at gmail.com
Tue Jul 17 23:10:14 -03 2018

@Rogerio

Em ter, 17 de jul de 2018 às 21:58, Rogerio Mariano <rsouza.rjo at gmail.com>
escreveu:

> Eu penso que nesse caso dos anúncios, o IX.br siga uma prática e senso
> comum em todos os IXPs vigentes no diretório da PCH (
> https://www.pch.net/ixp/dir) e e as incumbents do mundo, além do ponto
> principal: estarem aderentes e em acordo com a RFC 7454 e com a BCP 194
> (item 6.1.3 da BCP em lide). Fazer anúncio de prefixos > /24 IPv4 ou > /48
> IPv6 é deselegante e prejudica a tabela global da Internet. ISP
> desorganizado gosta de fazer isso.

 Eu não discordo de nada acima indo até o momento da fase 2 de esgotamento
do v4.

Mas, chegamos a fase 3 do esgotamento v4 e ainda por cima v6 mau caminhando.
Então, vendo como a coisa está caminhando, devido a politicas tomadas e
pensadas no não esgotamento do v4, chegamos a como estamos agora, então
assim como a implantação do v6, eu prego fortemente para que, sejam tomadas
boas práticas conscientes para o final do v4, uma vez que, quem estiver
chegando agora, está "pagando" o preço de quem chegou antes e ainda por
cima, não tem o "direito" de querer implantar as medidas por que elas foram
planejadas para digamos 60% .. no máximo 80%, mas iai quando chegamos em
81%, fingimos que está tudo bem e seguimos em frente?

Não que seja o caso do colega inicial, mas, entendeu a profundidade de se
manter rígido e não se adequar?

...ISP que conhece boas práticas de
> roteamento, *sabe o que faz e não comete essa heresia¹*. Em resumo, penso
> que
> nesse caso o IX.br esta apenas seguindo um padrão adotado mundialmente e de
> boa prática no qual todo ASN Brasileiro deveria seguir.

Vou voltar a destacar o que me referi, estamos usando uma formula de medida
para proporções erradas e tempos errados

¹cadê IPv6 ativo e sendo largamente distribuído? (isso também é uma heresia
concorda?)