[GTER] Anúncios v4 /25 nos IX

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Jul 17 15:40:16 -03 2018

Rubens,

Não consegui contar só os /24 para fazer a conta, então vai com todos
mesmo:

Se o router-server do nosso maior IX tem hoje 93k prefixos, mesmo que todos
os prefixos atuais fossem /24 (não são) e então desagregados em /25 (não
serão),  não chegaria a 30% de uma sessão full-routing. Continuo sem
entender porque isso é um risco à escalabilidade.  Não me parece razoável
supor que todos os /8 do IX seriam desagregados em /25 (assim como não são
em /24).

Eu entendo a decisão de não desagregar mais a tabela v4 global
perfeitamente. Mas no caso do *ATM dos IXs*, considerando que a escolha do
Registro.br de menor alocação possível para clientes finais foi o /24 (e
/48), me parecia razoável que o IX suportasse os /25 para conseguir atrair
o tráfego regional.

O fato é que quem possui alocação de cliente final tem dificuldade de
influenciar o tráfego pelo IX regional, mesmo que suas operadoras de
trânsito estejam no IX... E isso é ruim p/ a região.

sds,
  - Roberto