[GTER] Uso da Frequência de 60 Ghz no Brasil

Raphael Pontara pontara at outlook.com
Sat Jul 7 21:59:05 -03 2018


Fernando,

Salvo o engano, esta é a regulamentação mais recente sobre o assunto ‘wireless’.

Para deixar os setup(s) adequados à legislação em vigor, costumo me balizar por ele.

https://sei.anatel.gov.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2549681&id_orgao_publicacao=0

Já sobre a homologação de produtos, costumo consultar este link:
https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml#

Alguma vez eu li/ouvi ago sobre a ‘não necessidade de licenciamento’ de frequências quando a potência for inferior a ‘X’dbm.

Acho que no primeiro link fala algo sobre. Não sei.


Raphael Pontara
+55 27 99252-5555 (Claro)
+55 27 99998-6904 (Vivo)

Em 7 de jul de 2018, à(s) 20:41, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com<mailto:fhfrediani at gmail.com>> escreveu:

Olá, alguém sabe qual é status de uso da frequência de 60 Ghz no Brasil ?

Talvez muitos já tenham visto mas já está começando a ir para o mercado equipamentos nessa faixa de frequência, o padrão chamado 802.11ad ou WiGig

Em especial a MikroTik lançou um par de antenas chamado Wireless Wire Dish (https://mikrotik.com/product/wireless_wire_dish) que funciona nessa faixa de frequência e promete passar até 2Gbps real agregado. A distância não é assim tão grande (cerca de 1.5 a 2 km) mas já serve para fazer backhaul até a chegar com fibra.

Procurei no site da Anatel mas só encontrei material falando das faixas de 900 Mhz, 2.4 Ghz e 5 Ghz. Apesar de não ter encontrado nada significativo vigente, existem alguma Resoluções que mencionam de maneira muito confusa, mas já ouvi falarem que a de 24 Ghz é também liberada embora a potência seja baixíssima. E os 60 Ghz ?

No caso de não ser ainda qual a burocracia necessária dentro da ANATEL para ela passar a ser de uso não licenciado como as demais ? De quem deve partir a solicitação, quem é responsável dentro da Agência pela parte técnica de transformá-la em uma frequência de uso não licenciado ? Alguém sabe se já existe algo nesse sentido em curso ?

Obrigado
Fernando

--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter


More information about the gter mailing list