[GTER] Anúncios nos Looking Glass dos IX

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jan 22 10:55:14 -02 2018

​A velha dúvida:
Para que serve(ou deve servir) o LG?

A - Para eu saber como está a tabela do ou​tro participante.
     - Muito útil para validar se está recebendo e aceitando
       meus prefixos ou não.
     - Para Sistemas Autônomos que prefiram manter essa
       informação sob sigilo, isso pode ser um problema.
     - Para Sistemas Autonomos que não usem Full Routing
       no roteador que está interconectado ao IX, perde-se
       um pouco da eficácia dessa abordagem.

B - Para eu saber como um participante está anunciando seus
    prefixos, sem a incidência de filtros.
     - Era muito útil para troubleshooting antes das communities
       (ainda vale para as localidades sem communities).
     - Mas ainda é útil para saber se um participante está
       me evitando(comparar Recebido vs Looking Glass).

Penso que o IX.BR deveria deixar[1] claro em suas documentações a
intenção de uso do LG, e orientar como devem ser os anûncios para
esse peer.

[1] Não conferi a documentação recentemente, mas há um bom tempo
    atrás(mais de ano, quase dois) essas informações não estavam
    constantes dos documentos públicos. É bem provável que já
    tenham sido atualizadas.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação