[GTER] Alto jitter do DNS da Vivo prejudica severamente a navegação

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jan 21 17:09:41 -02 2018

> Boa noite Rubens,
>
>   Infelizmente não posso utilizar essas opções pois como tenho um pacote
> completo que inclui IPTV e SIP, estou preso ao modem fornecido.
>
>   Mesmo que eu colocasse uma máquina a parte para cachear o DNS, eu teria
> que configurar ela em DMZ e tornar essa máquina o roteador de fato da minha
> rede, o que vai encarecer os custos consideravelmente.

Essa máquina não precisa ser o gateway. Basta as outras terem o IP dela
como DNS recursivo. E justamente por isso pode ser uma máquina pequena...
não chega a poder ser um Raspberry Pi, mas dá para ser algo tipo Atom ou de
poder equivalente, inclusive algo sem ventoinha, só com dissipação natural,
algo importante para um ambiente residencial.

>   De qualquer forma agradeço pelas opções sugeridas, me parece que o jeito
> é aceitar a péssima qualidade do DNS de um gigante mundial!

Outra opção é ter software recursivo instalado em todas as máquinas...  não
precisa de um computador específico com DNS, pode ser cada um por si.

Rubens