[GTER] CGNAT - Opções

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jan 19 11:08:16 -02 2018

Então @Marcio,

No caso de colocar o CG-NAT no B-RAS, pode usar métodos que economizem
recursos.

Se a tua primeira regra de CG-NAT for:
   "Se o destino for para destinos da minha rede
   (NS recursivo, Portal, CDNs, etc),
   não faça nat."
   O processamento dessa regra vai te economizar um bom bocado de
recursos...
A segunda regra pode ser:
   "Se vier de IP válido(Clientes que usem IP Válido),
    não faça nat."
E a partir daí você começa a aplicar as regras de CG-NAT e sí.

Você aplica o PBR no B-RAS, Certo?
É importante lembrar que como isso não olha só para o destino(não só FIB),
isso consome um bom tanto de recursos também.

É preciso analisar calcular com mais atenção...
Mas existe uma possibilidade de o que você irá gastar em CG-NAT, empatar
com o que vai deixar de gastar em PBR.

Além disso, está "gastando" uma caixa para fazer CG-NAT que poderia fazer
parte do Pool de B-RAS.
Se você tiver 4 X CCR1036 para B-RAS e 1 para CG-NAT, deslocando ela de
função você aumenta em 20% o torque do Pool.

Em 18 de janeiro de 2018 18:20, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Algo que vale considerar é usar NAT em bridge ao invés de PBR... dependendo
> da plataforma pode ter melhor performance (Cisco IOS por exemplo dá muita
> diferença).
> Se o IP não precisar de NAT, já coloca na 1a. regra para não ter sessão no
> conntrack e não ir para as regras de NAT.
>

> Rubens

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação