[GTER] CPE Virtual em backbone Wireless

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Jan 11 14:43:00 -02 2018

Sei não se esse negocio de CPE virtual ficariam bons e/ou escalaria bem
para acesso residencial.

Sobre a questão de firmwares legados vejo duas soluções praticas possíveis:

- Distribuir roteadores com firmware certificados que funcionem para o
cenário do provedor
- Usar OpenWrt (tenho visto que tem resolvido praticamente todos os
casos aonde firmware de fabricantes nao funcionam como esperado), ou ate
mesmo customizar o seu proprio com o ImageBuilder e distribuir seu
roteador com ele. Obvio que requer um pouco de recursos humanos para
escalar a depende do cenário, mas se por outro lado diminuir a demanda
de suporte valeu a pena.

10 anos para os os WISP continuarem de pé ? Hum bom ponto. Com os rádios
AC talvez se consiga passar alguma coisa a mais de banda de maneira um
pouco mais organizada (se nao aparecer cada vez mais cowboys para
configurar canal de 80 Mhz), mas sera que dura tudo isso mesmo dado o
aumento da demanda por banda e também da poluição do espectro sendo uma
realidade inclusive para os 5 Ghz ?

Fernando