[GTER] CPE Virtual em backbone Wireless

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Jan 10 23:31:40 -02 2018

Alô Rubens...
Eu e mais uns treteiros num grupo bastante informal de Whats estávamos
discutindo(viajando) sobre gambiarras em torno do v4 e v6, caímos nos CPEs
e incompatibilidade que muitos CPEs legados impõe ao v6...

Voltamos a falar sobre a ideia da CPE Virtual que o Barcelos da Smart6
apresentou na Ultima GTER.
E a polêmica da suposta inviabilidade de uma implementação assim num
backbone wireless por conta do Broadcast voltou à tona.

Me lembrei que você mencionou sobre sua experiência numa empresa com
cenário assim.
Que desenvolveram filtros bem ajustados nos Radios Clientes, e etc...

FTTH/Docsis/Etc são uma realidade, mas o legado de Wireless não deixar de
existir(e até células novas serem implementadas) pelos próximos 10 anos ou
mais.

Será que pode compartilhar essa experiência com o Grupo?
Se possível citar a empresa, um relato do cenário, quem sabe até os filtros
usados...

Eu particularmente fico curioso em saber como era a autenticação do
usuário(rádio-cliente), e como o trafego desse cliente isa separado desde o
painel até o ponto central de CPEs,
(Imagino que 802.1x com Vlan-Assignment)

Re-divulgar esse trabalho pode incentivar migrações para o v6 e talvez um
abandono do PPP.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação