[GTER] Solucao para Business Continuity VMWARE

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jan 5 17:54:20 -02 2018

Sinceramente eu não apostaria em datacenter "redundante" a não ser que
todas as tuas aplicações suportem ativo passivo...

Já soube de vários e testemunhei 2 casos graves de falha na hora da
convergência.
E o mais ingrato deles foi uma situação ontem quase tudo virou bonitinho,
banco, aplicações, etc... Mas os DNS na hora de apontar para o outro lado
ficaram presos nos endereços antigos.

Eu apostaria no minhas fichas num Streched Datacenter. O que trás
requisitos mais pesados de conectividade inter DCs, mas trazem uma
tranquilidade maior para o dia a dia.

Porém, já te digo que a solução baseada em storage concentrado acaba se
tornando um estorvo nessa implementação.
Não torna inviável, mas acaba sendo mais uma âncora para se preocupar.

Streched clusters com hyperconvergencia, se tiver fibra apagada, é tiro
certo!