[GTER] Feedback ferramenta IRP Noction

Cristofer Velloso cristofervellosol at gmail.com
Sat Feb 10 09:53:16 -02 2018

eu estive lendo sobre ele esses dias tbm ..

Para os fornecedores de conteúdo deve ser show pois para eles o upload
é o que mais influi, e pelo que vi ele faz controle de congestão dos
links (like facebook/google no ix?), para ISP (download) é bem mais
complicado, mas para quem tem múltiplos links 95%  com custos
diferentes ele promete economia de grana dando preferencia pros links
mais baratos pelo q entendi, isso é bem viável. Também é possivel
solucionar problemas em que o bgp/rotas não cai no router de borda mas
o fornecedor de transito esta com problemas.

Quanto a latência/performance do download, se ele tem sensores
espalhados pelo mundo, ou usa multiplos looking glass pra analisar a
melhor forma do ASN tal anunciar  poderia otimizar o download. Mas acho
brabo automatizado, possibilidade de problemas com isso automatizado é
alta, tipo muda os anúncios pra resolver a latência pra um  e pode
esculhambar o resto. Se ele analisa, guarda histórico, alarma, etc.
Pode ser bem interessante pra saber quais trânsitos usar/contratar com
uma análise assim.

tbm estou curioso se faz o que promete..

[]os
Cristofer