[GTER] Instabilidade IX - Sessão BGP Down ou UP? - Posição IX.BR

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Dec 7 11:48:16 -02 2018

Como é de conhecimento da maioria, agora pela manhã houve uma
indisponibilidade no IX.BR-SP
Acompanhei uma conversa em um grupo(GRANDE) de Telegram onde foram feitas
recomendações que me deixaram em dúvida sobre existir alguma orientação
formal da equipe IX.BR.

Nos momentos que acontece alguma falha com o IX.BR(em especial com SP)
escutasse a orientação quase unânime, mas sem uma fonte conhecida, de
"BAIXAR AS SESSÕES COM OS ROUTE-SERVERS".

Porém, em meus clientes, eu geralmente recomendo uma ação diferente disso...
Eu recomendo DEIXAR AS SESSÕES UP, e ajustar os FILTROS de IN e de OUT para
NÃO ANUNCIAR e NEM ACEITAR nenhum prefixo.

Pode parecer não fazer sentido, mas eu vejo que:
 - Tanto para o participante, que pode ficar de olho no uptime da sessão
 - Quanto para a equipe do IX.BR, que pode olhar para o número total de
sessões ativas
isso pode ajudar bastante para analisar e concluir se o período de
instabilidade já passou ou não.

Eu vejo que adotar essa postura "não custa nada" em processamento, e ajuda
bastante...

Ou ponto negativos e se baixar as sessões é ter que ficar na adivinhação...
  "Será que já está funcionado?
   Acho que vou subir...
   Vixe, ainda tá ruim...
   Derruba! Derruba! Rápido..."
Aí pergunta no grupão:
  "Já tá estável? Posso Subir as sessões?"

Pergunta
--------
Já existe alguma orientação Formal sobre isso da equipe do IX.BR?

P.S.:
Tanto para Cisco quanto para Mikrotik que já scriptei esse
"Congela/Descongela IX" e é é moleza.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação