[GTER] seus usuários têm problemas com plataformas de games online ou consoles por causa do CGNAT ou ausência de IPv6?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Aug 31 12:27:29 -03 2018

Marcelo, bem colocada essa questão!

Penso que o para o mercado de ISPs brasileiro o CGNAT está merecendo uma
repassada sobre conceitos e "manhas" que acaba se pegando no dia-a-dia...
Exemplos?

As vezes eu pergunto: Qual o tipo de CGNAT está utilizando?
Escuto: "Hein? Tem mais de um? Fiz aquele do Script..."

Porque você escolher CGNAT de mapeamento predefinido de portas?
ou
Porque você escolher CGNAT de com alocação de portas em batelada(BPA)?

Qual o timeout das conexões não incrementadas está definido no seu
ConnTrack?

Como está as isenções de NAT para destinos Internos?
(Ex.: DNS Recursivos Próprios, CDNs, Servers internos.)

Como está a implementação de IPv6?
(As respostas que escuto nesse ponto dá vontade de enfiar os dois dedos, e
puxar até rasgar.)

Tá entregando DNS Servers IPv6 pelo DHCP/PPP?

Teu roteamento IPv6 tá em consonância com o roteamento IPv4?
(esse tópico é o campeão de destruição de projeto de implementação de IPv6)

Pessoal no NIC está de parabéns pela iniciativa.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação