[GTER] Smart TVs NetFlix
Emerson Barea
emerson.barea at gmail.com
Fri Aug 10 15:01:30 -03 2018
Sobre o MTU.
Desculpe atravessar o tópico, mas vi que está rolando algumas dúvidas sobre
a "possível" relação da configuração do MTU com este problema. Nesse caso,
quero deixar alguma contribuição sobre isso.
A configuração do MTU pode sim fazer um pacote chegar a um destino ou
não... explico abaixo:
O conhecimento difundido de que o MTU é sempre 1500 bytes está errado,
pois, este valor pode variar dependendo da tecnologia L2 do circuito. Por
exemplo, 802.11 tem um valor, ethernet outro, VPN outro, GRE outro e assim
por diante. Além disso, o MTU pode ser ajustado por software em algumas
implementações...
Bom, dai que vem o problema. Como dito acima por alguém, datagramas com
1500 bytes passando por um circuito com MTU menor, por exemplo uma VPN,
precisam ser fragmentados para "caber" no circuito. Nesse caso, um pacote
de 1500 bytes pode ser quebrado em dois, três, assim por diante. Porém, o
emissor do pacote define se este datagrama pode sofrer fragmentação ou não,
simplesmente ligando o bit DF (Dont fragment) do cabeçalho do datagrama.
Isso é feito pelo emissor do pacote, no nosso caso, por exemplo, no emissor
do vídeo.
Quando um router recebe um datagrama por sua interface de entrada, ele
define por qual interface de saída irá encaminhar esse datagrama a partir
das regras de roteamento, nesse momento, quando vai colocar o datagrama na
interface de saída ele verifica se este cabe no MTU do circuito ou não.
Caso caiba, envia. Se não couber (no caso do MTU do circuito ser menor que
o pacote a ser enviado) ele tenta fragmentar. Se o bit DF do datagrama
recebido estiver ligado, ele NÃO PODE fragmentar. Nesse momento, o router
descarta o datagrama e envia um ICMP com type 3 e code 4 (fragmentation
needed and DF set) para o servidor emissor do pacote (nesse caso o servidor
da Netflix, por exemplo) informando que ele precisa enviar pacotes menores.
O problema é que se houver algum firewall ou outro tipo de filtro no
caminho que não deixe passar esse tipo de ICMP, o servidor emissor nunca
receberá o aviso pedindo que ele mande pacotes menores, gerando um impasse
(o servidor manda pacotes grandes com DF ligado, o router não consegue
colocar no circuito porque o MTU é menor do que o pacote, tenta avisar o
servidor que nunca fica sabendo porque um firewall no meio bloqueou o ICMP
de aviso). Final da história: a comunicação não "fecha".
Por isso que, em alguns casos de falta de comunicação, basta diminuir o MTU
do emissor de dados que a comunicação acontece.
Bom, NÃO estou afirmando que este seja o problema do Netflix desta thread,
mas estou apenas tentando colocar uma luz sobre motivos que alguns dizem
para "mudar o MTU". Se houver outro motivo, desconheço. Caso houver e
alguém souber, por favor, avise para que possamos aprender mais.
Abraços.
Tocha.
Em sex, 10 de ago de 2018 às 13:58, Flávio Martins <
flavio at directtelecom.com.br> escreveu:
> Nosso caso foi meio diferente dos demais, tivemos problema semelhante aos
> relatados, somente Netflix parando nas TV’s (em especial panasonic e
> Samsung), todos os outros app’s rodavam normalmente na tv, e o Netflix no
> computador e smartphone tbm sem problemas.
>
> Observamos que isso só acontecia pq um dos nossos upstream estava com RPF
> habilitado.
> Bastou desabilitar e o problema desapareceu.
>
> É o tipo de coisa meio esquisita de se analisar, mas.... foi o que houve
> por aqui. Conclui que a TV precisasse acessar algum destino que era afetado
> pelo RPF, coisa que no smartphone e computador não acontecia.
>
> Em sex, 10 de ago de 2018 às 11:46, Rogerio Alves <
> rogerioapedroso at gmail.com>
> escreveu:
>
> > Aqui tenho problemas com tv da samsung, e não revolve nada mexer no mtu,
> > fiço ate um L2L, passando 1500 de mtu, tbm não resolveu nada!
> > Creio que algumas tvs estejam com problemas em seus servidores para
> alguns
> > serviços. No meu caso, so não funciona Netflix, os videos carregam em
> 100%
> > e não abrem, ja qualquer outro serviço de streaming funciona. Ja entrei
> em
> > contato com o suporte da samsung e da netflix, nos testes deles não
> acharam
> > nada, mais não funciona na tv, e funciona nos demais equipamentos e na tv
> > da LG...
> > Att. Rogerio Alves
> >
> > Em sex, 10 de ago de 2018 às 09:34, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
> > escreveu:
> >
> > > Cara, essas conjecturas é que matam.....
> > >
> > > Eu sou meio tomé.... ver pra crer.
> > >
> > > Só estou questionando porque tenho dificuldades pra entender algo mal
> > > explicado.
> > >
> > > Se não quer entrar no mérito da coisa, por que responder a thread?
> > > Estou apenas questionando e colocando meu ponto de vista pois tenho
> > > interesse em entender.
> > > E isso deveria ser considerado algo normal !
> > >
> > > Mas quem começa respondendo algo com base em conjecturas,
> > > realmente na hora de explicar não tem como. Vai ficar no: "Faz assim
> que
> > > funciona."
> > >
> > > E ta cheio de provedor "hilux" no CTRL + C e CTRL + V na internet, que
> na
> > > minha opinião vai fazer cagada abaixando MTU dos clientes sem entender
> o
> > > porquê.
> > >
> > > Att,
> > >
> > > Andre
> > >
> > > Em 9 de agosto de 2018 19:00, Davi Nunes <cahet.davi at gmail.com>
> > escreveu:
> > >
> > > > @Andre Almeida, releia os e-mails, caso não entenda ao que estou me
> > > > referindo, reflita e releia eles novamente.
> > > >
> > > > Não irei entrar nesse mérito.
> > > >
> > > > Como falei, pesquisem, façam testes.
> > > >
> > > > Quanto a recomendação da netflix, temos o google ai e vários sites
> que
> > > > guardam cache das paginas, basta procurar.
> > > >
> > > > Em qui, 9 de ago de 2018 às 17:46, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
> > > > escreveu:
> > > >
> > > > > Quando você abaixa pra 1400, o MSS Clamping iria tratar o
> handshake
> > > com
> > > > > 1360 bytes de payload do pacote.
> > > > > Mas não faz sentido MTU resolver qualquer problema, a menos que seu
> > MSS
> > > > > Clamping não estivesse funcionando corretamente.
> > > > >
> > > > > Já em um frame ethernet padrão de 1500bytes, ter1460 de payload é o
> > > > comum,
> > > > > pois se trata de um payload de pacote com cabeçalho TCP/IP.
> > > > >
> > > > > Clientes sem PPPoE devem funcionar sem os 8 bytes do PPPoE no
> > > cabeçalho,
> > > > > entregando 1500bytes de MTU.
> > > > >
> > > > > Já clientes com PPPoE usando 1492 teriam payload de 1452 e clientes
> > com
> > > > > 1480 de MTU teriam 1440 de payload.
> > > > >
> > > > > Onde exatamente a netflix recomenda que se faça isso?
> > > > >
> > > > > Será que não é o caso de seu L2 não transportar pacotes com mais do
> > que
> > > > > 1500 de MTU?
> > > > >
> > > > > E por usar talvez VLAN, MPLS ou outro protocolo que agregue bytes
> no
> > > > > cabeçalho, fazer a conta correta para que se diminua no payload o
> que
> > > não
> > > > > se pode aumentar no frame?
> > > > >
> > > > >
> > > > > Isso é história mal contada.
> > > > >
> > > > > Não vejo relação nenhuma com MTU o problema da Netflix, a não ser
> que
> > > > seja
> > > > > especifico pra um provedor que fez a conta mal e saiu resolvendo
> > > > abaixando
> > > > > MTU dos clientes.
> > > > >
> > > > > Ao meu ver quanto mais próximo dos 1500 bytes, melhor é.
> > > > >
> > > > > Andre
> > > > >
> > > > > Em 9 de agosto de 2018 13:51, Davi Nunes <cahet.davi at gmail.com>
> > > > escreveu:
> > > > >
> > > > > > Quanto você está utilizando PPPOE, uma parte do cabeçalho do
> > pacote é
> > > > > > utilizado.
> > > > > >
> > > > > > O recomendado pela própria Netflix para seus app de Smatrs é que
> > seja
> > > > > > definido no roteado 1460.
> > > > > >
> > > > > > Porem, mesmo com a recomendação, alguns modelos de TVs junto de
> > > alguns
> > > > > > modelos de roteadores(esse casamento), não faz a comunicação da
> > forma
> > > > > > correta, onde o app vai funcionar normalmente em outros
> aparelhos,
> > > > > > incluindo Smarts de Marcas diferentes, menos na Smart TV em
> > questão.
> > > > > >
> > > > > > Dai vem o motivo que citei para que seja usado 1400 (não será a
> > > solução
> > > > > > definitiva, afinal, vez e outra a netflix atualiza o app e as
> vezes
> > > > para
> > > > > de
> > > > > > funcionar e informa para seu cliente que o problema é com o seu
> > > > provedor
> > > > > > de internet e não no famigerado aplicativo e/ou modelo de Smarts
> > TVs,
> > > > ano
> > > > > > passado houve um problema bem serio com o codec)
> > > > > >
> > > > > > Aos que ainda ficaram curioso quanto ao por que de definir MTU
> 1480
> > > pra
> > > > > > baixo, sugiro que pesquisem a respeito do cabeçalho DHCP e PPPOE,
> > > mas,
> > > > > > alertando, evitem a todo custo que sejam menor que 1400.
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > Em qui, 9 de ago de 2018 às 12:54, Andre Almeida <
> > andre at bnet.com.br>
> > > > > > escreveu:
> > > > > >
> > > > > > > Porque acima disso é complicado?
> > > > > > >
> > > > > > > A sua TV deve ter uma comunicação de 1500Bytes entre ela e o
> > > > roteador,
> > > > > > > sendo WiFi ou cabeada.
> > > > > > >
> > > > > > > Então, nao faz sentido ter que reduzir o MTU.
> > > > > > > Muitos lugares usam 1500 e funciona de boa.
> > > > > > >
> > > > > > >
> > > > > > > Agora é obrigação ter MTU de 1480 ou menos?
> > > > > > >
> > > > > > >
> > > > > > > Andre
> > > > > > >
> > > > > > > Em 8 de agosto de 2018 18:43, Vagner Morais - Nwnet via gter <
> > > > > > > gter at eng.registro.br> escreveu:
> > > > > > >
> > > > > > > > Com MTU 1480 para conexões PPPoE, nunca tive problemas, acima
> > > > disso é
> > > > > > > > complicado.
> > > > > > > >
> > > > > > > > -----Mensagem Original----- From: Davi Nunes
> > > > > > > > Sent: Wednesday, August 8, 2018 4:26 PM
> > > > > > > > To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> > > > > > > > Subject: Re: [GTER] Smart TVs NetFlix
> > > > > > > >
> > > > > > > >
> > > > > > > > Coloque o MTU para todos os clientes em 1400 no pppoe, isso
> > > > > compromete
> > > > > > um
> > > > > > > > pouco, mas diminui o caso de problemas com "Smarts"* TVs e
> > > > > aplicativos
> > > > > > > >
> > > > > > > > *Algumas TVs são Smart apenas de nome, por que parece que
> tudo
> > > esta
> > > > > na
> > > > > > > > nuvem, se elas não consegue acesso a internet, nem funciona
> > essa
> > > > > > coisa..
> > > > > > > >
> > > > > > > > Em qua, 8 de ago de 2018 às 14:53, Cobausque Gabriel <
> > > > > > > > cobausque at hotmail.com>
> > > > > > > > escreveu:
> > > > > > > >
> > > > > > > > Boa tarde a todos..
> > > > > > > >>
> > > > > > > >> Alguém com problemas com a Netflix em TVs Smart no último
> mês?
> > > > > > > >> Aqui está tendo reclamações e como sempre o ISP e o culpado.
> > > > > > > >>
> > > > > > > >>
> > > > > > > >>
> > > > > > > >> --
> > > > > > > >> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > > > > > >>
> > > > > > > >> --
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> > > > > > > > Este e-mail foi verificado quanto a vírus pelo AVG.
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