[GTER] CGNAT-Liberaçao de Cameras sem Usar IP valido

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Aug 2 14:59:03 -03 2018

Vou tomar a liberdade de responder...

Vou dar um exemplo que eu mesmo vivi:
Provedor Hilux é INTELIjENTÃO que num bairro novo que ele estava fibrando
com GEPON(pensa na granda disso), ao comprar 300 CPEs para uma leva nova de
clientes, ao invés de escolher CPEs de CPU de 500MHz com wifi MIMO 2x2
escolheu pegar 300 peças com CPU de 300Mhz com wifi SISO. Por uma diferença
que se me lembro bem não era maior que 15 pila por peça.

O Féla-da-mãe prefere andar de camionete zerada, mas não compra coisa de
boa qualidade para sua infra.
Mas oque esse cabra gasta de salário de atendentes de suporte por conta de
mesquinharia e gambiarra tosca ele não põe na conta.

Porque "Hilux"?
O motivo de se Zoar tanto com a Hilux tem duas possíveis origens:

A - Uma empresa de venda de Link e serviços aqui do Brasil colocou alguns
gerentes de contas para ir bater de provedor em provedor para alavancar às
vendas.
    Segundo relatos, todos os Gerentes de Conta voltavam abismados falando
que em praticamente em todos os ISPs que visitavam o Dono do ISP tava de
Hilux e na grande maioria a dita era branca...

B - Tem um causo(que não sei se é verídico ou venéreo) de um suposto
"consultor" "famoso" que andou trocando farpas pelo Facebook com algum
técnico de algum ISP que estava trepado em uma torre...
    Dizem que em dado momento o suposto consultor disse algo meio que em
tom de soberba:
    "Era você na torre? Era eu que estava na HILUX BRANCA aquela hora..."

    P.S.: Eu não sei bem quem foi, e nem como foi...
          Mas teve tanta curiosidade e disse-que-me-disse
          que acabei ouvindo essa versão.

"Ser um Provedor Hilux" está no sangue, no DNA...
importante dizer que "ser um Provedor Hilux" não tem a ver com a marca de
equipamento
 que ele usa.
(Vamos deixar os Brand-Haters de lado)

 - O cara pode até comprar um caixa TOP, mas quer dar um jeito de fazer uma
Gambi e misturar coisas que não devem ser misturadas para economizar uns
pilas e pagar a parcela da brancona.

 - O cara pode até estar andando de Uno 2010, mas a meta dele é andar de
Hilux... E se para isso ele tiver que colocar NAT na mesma caixa que Faz
Roteamento de Borda com a Internet, ele vai fazer...
 (Obs.: O cara que falar mal de Uno vai ficar brocha)

 - O cara pode até Contratar um Link Dedicado, mas não consegue abandonar
os 18 ADSLs(cada um num nome de um parente) porque ele quer dar um jeitinho
de colocar um Cache maroto e alimentar ele pelos ADSLs.

 - E tem o cara que já anda de Hilux, já tem uma estrutura legal, borda
separada, B-RAS bonitinho, CDN de 2 ou 3 provedores de conteúdo, mas mesmo
assim tem que dar uma Hilucada...
Agora que ele não está mais tanto na operação e vai se meter no Marketing...
E como deu um trabalhão lascado "conseguir" os CDNs ele quer dar um jeito
de conseguir mais clientes com isso. E resolve meter um "paraíba tá aqui
meu cartão" e coloca a Logo dos donos da CDNs e coloca "Nossos parceiros
comerciais".

Eu até criei um personagem... O Raylucson!
Pensa num cara cheio de vontade. Mas ele sempre quer levar uma vantaGI e
acaba tomando na cabeça.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação