[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Wed Apr 25 17:37:38 -03 2018

On Sun, Apr 22, 2018 at 7:30 PM Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> wrote:

> homologação?
> achei
> >
> Homologação ? A não ser que seja usado numa estação de telecomunicações, e
> você estivesse se referindo à homologação Anatel, não precisa de
> homologação nenhuma. E as outras soluções que você tem considerado também
> não tem homologação Anatel.

Sim. Anatel. Isso sempre foi um ponto cinza para mim (obrigatoriedade de
homologação). Será usado em uma instituição de ensino; e, sim, fato,
nenhuma das demais tem homologação.

> Quanto às RBs, algumas tem RTC e outras não. E dentre as que tem RTC,
> algumas tem um RTC tosco, como a 3011.
> E dentre as que tem RTC, algumas tem bateria e outras não... mas
> sinceramente, não vejo problema em não ter bateria. É só configurar o NTPd
> para não responder antes de ter sincronizado com NTPs de cima da
> hierarquia.
>
> Rubens

A presença de RTC+bateria (não imaginei RTC sem bateria) é um dos pontos
que tenho questionado como necessário. Fico imaginando se o RTC, do módulo
que citei, para RPi é "tosco". Eu continuo lendo os textos sobre NTP. A
opção de não responder antes de sincronizar eu ainda não usei, mas vou
procurar nos manuais novamente.

Obrigado!