[GTER] Latencia: Brasil x Europa

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Tue Apr 24 11:04:03 -03 2018

Um ponto fulcral é que existe uma tendência e também alguns estudos das
Web-Scales como as GAFAMs (Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft) a
iniciarem estruturas de Datacenters em solo africano e não somente
Edge-PoPs. A Microsoft já possui (vide pagina 6 na URL:
http://slides.lacnic.net/wp-content/uploads/2017/09/anahi-rebatta-v2.pdf) e
creio que um novo processo de interconexão esteja se iniciando no eixo
America do Sul x Africa x Europa (e talvez Asia). Sobre RTT e latência tem
que se considerado sempre fim-a-fim. Unica coisa que posso dizer no momento
é que talvez tenhamos um "Game-Change" aqui no Brasil sobre essas questões
a partir de Outubro/2018.

Obs: Sobre um cabo que não passe dentro do domino da NSA e do MI5/6 eu
creio que isso pode evitar a fadiga, mas não totalmente, pois só o governo
americano tem um "Black Budget"de 52 bilhões de dólares justamente para
essas coisas. (
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/special/national/black-budget/)

Saudações,

RMS