[GTER] Akamai - Preferindo bloco menos especifico

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Apr 23 11:37:50 -03 2018

Como os outros colegas colocaram os clientes da tua rede estarem usando
teus Name Servers recursivos e eles estarem bem configuradinhos, buscando
roots e sem forwarding, é imprescindível para o bom funcionamento das
lógicas de entrega de conteúdos através de CDNs.
Partindo do princípio que não hajam incoerências nessa parte de DNS, chamo
atenção para uma outra possibilidade:

Roteamento partial ou "semi-full".
Isso vai te afetar dependendo que onde esteja o cache(CDN) que está
atendendo as tuas rotas.

Existem plataformas de roteadores que não se dão muito bem com um grande
número de rotas na FIB.
 - Mirotik CCR é uma delas, pois uma tabela muito grande implica em lookups
de encaminhamento muito demorados oque reduz a performance da caixa.
    - Se você for dar uma vasculhada, vai ver que essas mágicas de 6-12
Gigas em CCR tem o requisito básico de reduzir o número de rotas, quase
sempre com rota default.
 - Hardware based routers, mais antigos, com tabela CAM limitada também
estão sofrendo com isso. Lembram do "bug" das 512K rotas?
    - Oque o pessoal fez naquela época foi realocar recursos da FIB/CAM
entre as tabelas de IPv4 e IPv6.
      Mas agora, com o crescimento da tabela IPv4 e também da IPv6,
dependendo dos upstreams que o cabra tiver(quantos IX por exemplo), esse
número máximo pode ainda assim estourar.

Oque o povo faz nesse caso é usar algumas metodologias de filtragens de
recebimento de prefixos e usar uma rota default.
Nesse caso, se essa sua rota primária estiver chegando no ASN que hospeda o
Cache(CDN) pelo caminho que ele filtra esses prefixos -> Babáu!

P.S.: Eu informo que não gosto dessas técnicas, mas como a gente tem que se
virar com o que tem até que ajeite melhores recursos, também criei minha
uma receitinha de bolo para essas filtragens.
      Funciona, mas também já me incomodei.

Em 20 de abril de 2018 17:57, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> manter a
> dar
> >

> Procure o contato da Akamai no PeeringDB e envie para lá...
>

> ... mas sobre mais específicos, isso só influencia roteamento sem nenhuma
> inteligência de distribuição. CDNs podem e frequentemente usam diversos
> outros fatores para decidir para onde mandar tráfego, que podem inclusive
> preferir uma rota menos específica.
>

> Rubens

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação