[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Sun Apr 22 12:14:13 -03 2018

On Fri, Apr 20, 2018 at 7:35 AM casfre at gmail.com <casfre at gmail.com> wrote:

> Pessoal, bom dia!
>
> Estamos nos organizando para melhorar (existe mas não está conforme
> deveria) o provimento do serviço de NTP em uma rede local, com 3
> servidores, como recomendado pelo NTP.BR.
>
> A primeira opção seria usar 3 caixas, com GNU/Linux e ntpd. No entanto,
> isso gera diversos custos, inclusive de espaço. O custo com *hardware *já
> estamos contornando com "máquinas antigas", no entanto, o problema de
> espaço está complicado. Não queremos começar a "empilhar caixas em estantes
> e *racks*", então, precisamos de algo para *rack*.

> [...]

Li todas as considerações, sugestões, recomendações e ideias apresentadas.
Agradeço pelo tempo e pela atenção. Certamente me ajudarão muito. :-)

No momento, estou trabalhando na seguinte premissa: seja qual for a "caixa"
escolhida, ela deverá ter um relógio local (*hardware* - cristal, oscilador
e afins). Por exemplo: no RPi (que é uma das ideias que cogitei antes),
para isso acontecer é necessário um módulo adicional (
https://www.arduinoecia.com.br/2016/04/como-usar-rtc-ds3231-raspberry-pi.html).
Tecnicamente, esta premissa é válida? Se o servidor *ntp* não tiver um
relógio local assim, qual será o comprometimento de sua qualidade, enquanto
servidor ntpd (precisão)?

Continuo estudando os documentos do ntp.br e avaliando: sem as fontes
confiáveis, para o ntpd disciplinar o relógio local, faz diferença haver um
relógio local (como supracitado)? Dentre as medidas que estou adotando, fiz
um pequeno *script* em *bash*, que avalia a saída do comando *ntpq*,
regularmente e reporta a condição de não haver um *peer* selecionado.

A propósito, em virtude de processos de aquisição do local onde será usado
o dispositivo, importar equipamentos não é viável no momento.

Obrigado!

Cássio