[GTER] Provável problema de roteamento para Amazon

Leonardo Lourenço Crespilho lourenco at raccoon.ag
Sun Apr 15 22:34:02 -03 2018

Prezados, boa noite.

Sou usuário final do provedor Gigafy (https://bgp.he.net/AS263855#_asinfo)
daqui de Cotia/SP há aproximadamente 20 dias, e nesse período tenho
enfrentado problemas de acesso aos servidores da Amazon (principalmente),
CloudFront e Akamai.

Entrei em contato com o provedor e mostrei evidências do problema, mas eles
também não têm pista do que pode estar acontecendo. Inclusive foram eles
que me indicaram este grupo gter, e cá estou. :)   Descrição do problema:

Quando eu carrego uma página com diversos recursos de qualquer servidor da
Amazon, Cloudfront ou Akamai, normalmente o browser fica com a ampulheta
girando o tempo todo, e os recursos ficam em pending. Exemplo:

lcrespilho at lcrespilho:~$ ab -n 10 -c 1 -s 5 http://54.94.195.194/

> This is ApacheBench, Version 2.3 <$Revision: 1796539 $>
>
> Copyright 1996 Adam Twiss, Zeus Technology Ltd, http://www.zeustech.net/
>
> Licensed to The Apache Software Foundation, http://www.apache.org/

> *Total of 2 requests completed*

O normal é eu não conseguir resposta, mas quando consigo, não passa de 2.
Raramente consegui 5. Eu observo no Wireshark que o pacote SYN é enviado,
mas não recebo resposta.

Segue o resultado do comando: mtr --show-ips --aslookup --interval 2
--order 'LD RS  ' 54.94.195.194

O host 1 é meu router wifi; o host 2 já é o gateway cgnat do meu provedor,
e de lá já estou na internet. Algo me diz que o host 9 é meu problema, mas
não sei como provar isso. :(

Se eu faço vpn, usando a Gigafy, para outros servidores que tenho acesso,
não tenho problemas mais. É claro que minhas rotas mudam e não caio mais no
54.240.244.153, mas isso não é prova de que ele seja meu problema...
acredito eu.

Alguém consegue me dar uma luz de como eu devo começar a debugar isso?
Muito obrigado!
Abraços.