[GTER] Implementação IPv6 Mikrotik PPPoE - Quedas Constantes de Clientes
Leandro Nogueira
leandromns at gmail.com
Sat Apr 14 17:02:22 -03 2018
Paulo e Nilson...
Estou iniciando a implementação do ipv6 e aconteceu a mesma coisa. Alguns
clientes (cerca de 30%) recebem o IP da Wan e Lan normalmente. Já os demais
não recebem o ipv6 na Lan.
Uso o mesmo túnel para v4 e V6 e atualizamos a rb para a última versão
6.41.4. Todos os cpe são dlink dir 615.
Tambem comparei a configuração e versão do cpe e estão exatamente iguais.
Ontem quando ativamos um cliente novo ocorreu tudo normal, ipv6 na Wan e
Lan.
Reiniciei a rb e o cpe de alguns clientes que não recebem o IP na Lan e
nada mudou :/
Att
Leandro
Em sáb, 14 de abr de 2018 16:06, Paulo Henrique <paulohenriquef at gmail.com>
escreveu:
> Também estou no caminho da implementação do IPv6 e andei esbarrando com
> problemas do RouterOS e dos roteadores TP-link.
>
> No momento estamos iniciando alguns testes com a última versão do RouterOS
> 6.41.4 e aparentemente está melhor do que a 6.41.3.
>
> No meu cenário o Mikrotik é o concentrador PPPoE entregando prefixos ipv6
> fixos (usando Radius) e ipv4 dinâmico para os assinantes.
>
> Do lado do cliente (na minha casa por exemplo) tenho um WR840N com firmware
> atualizado, porém, já notei alguns problemas com ele:
> a) Quando habilito IPv6 e seleciono PPPoEv6 ele simplesmente apaga
> as informações de login e senha da conexão PPPoE que foram configuradas na
> WAN, com isso nem v4 funciona.
> b) Se ele estiver configurado como PPPoEv6 (depois de configurar
> novamente o login e senha na WAN) e não conseguir receber IPv6 por algum
> motivo qualquer, o tunel ppp fica caindo - parecido com o seu caso.
>
> Este cenário usa pilhla dupla em cima do mesmo tunel PPP.
>
> Lembrando que no profile do PPPoE Server você deve ter habilitado o IPv6
> mas não marcou como "requerido" certo?
>
> Fiz alguns testes com WR740N com Open-WRT Chaos Calmer mas ainda sem
> sucesso - hoje devo voltar a fazer novos experimentos.
>
> Att.
>
>
>
> Em 12 de abril de 2018 22:21, Tarciso Amorim <tarciso.amorim at gmail.com>
> escreveu:
>
> > IPv6 requerido deve tá marcado e a cpe pode não tá configurado para
> > receber, isso são possíveis causas.
> >
> > Em qui, 12 de abr de 2018 10:20, Douglas Fischer <
> fischerdouglas at gmail.com
> > >
> > escreveu:
> >
> > > A pilha dupla é no mesmo Tunnel PPP?
> > > Ou tem dois PPPs um para v4 e outro para v6?
> > > (Sinceramente não gosto dessa solução de dois tuneis)
> > >
> > > Existem mais de um B-RAS atendendo a mesma Vlan de PPP?
> > > Já enfrentei um problema semelhante na hora em que o cliente manda o
> PADR
> > > para o B-RAS escolhido...
> > > Mas foi uma versão bem antiga.
> > >
> > >
> > >
> > >
> > > Em 11 de abril de 2018 13:10, noc digitalnetms <
> noc at digitalnetms.com.br>
> > > escreveu:
> > >
> > > > Olá pessoal, Bom dia!!!
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Estou com um seguinte cenário no qual já venho quebrando a cabeça a
> um
> > > > tempo e gostaria de saber se alguém já passou ou passa por isso,
> > > realizei a
> > > > implementação do IPV6 na nossa rede porém estou tendo dificuldades
> com
> > um
> > > > determinado concentrador.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Tenho uma CCR1036, tenho alguns clientes que não conseguem conectar e
> > > ficam
> > > > caindo a conexão, ai voltam a tentar autenticar no meu concentrador
> > > PPPoE e
> > > > caem de novo... o CPE dos clientes é o mesmo fabricante, TP-LINK
> > > TL-WR940N
> > > > na maioria dos casos.
> > > >
> > > > O que acontece é que tenho um outro concentrador nas mesmas
> > > configurações,
> > > > inclusive a firmware da routerboar é a mesma, e o mesmo RouterOS
> 6.34.6
> > > > (está nessa versão pois aconteceu comigo o BUG que o nosso amigo
> Márcio
> > > > Elias descreveu no "TOP BUG mais estranho do RouterOS", a versão que
> > > ficou
> > > > estável o acesso a diversos sites na época foi essa, este é um
> assunto
> > > que
> > > > gostaria de abordar em outra ocasião...) mas voltado ao foco... enfim
> > se
> > > eu
> > > > mudo o cliente de autenticação, para a outro concentrador ele conecta
> > > > normalmente já ativado e utilizando o IPv6, no cliente.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Algumas coisas que observei, o meu concentrador acaba não atribuindo
> o
> > > IPv6
> > > > a não ser que reinicie o mesmo, por algum motivo ele não passa o DHCP
> > do
> > > v6
> > > > para frente depois de um tempo, ou se eu mesmo precisar remover algum
> > > > cliente manual ele já não consegue atribuir gerando as quedas.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Segue um, checklisk de alguns procedimentos que já realizei:
> > > >
> > > > Já atualizei a firmware do Roteador Tp-link, está na mais
> > > > atual.
> > > >
> > > > Já realizei a troca de autenticação para outro
> > concentrador,
> > > > conecta e atribui o ipv6 normalmente ao cliente.
> > > >
> > > > Verifiquei as configurações do IPv6 no concentrador item
> > por
> > > > item e não encontrei nada divergente (como base por exemplo meu outro
> > > > concentrador que está funcionando normalmente com IPv6 ativado)
> > > >
> > > > Efetuei a troca da RB, por um outro motivo, mas achei que
> > > > resolveria também já este caso e nada.
> > > >
> > > > Entre outros...
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > O que parece é o seguinte:
> > > >
> > > > Como o concentrador não consegue atribuir o ipv6 para esses ativos,
> os
> > > > Modelos dessas versões TP-Link não conseguem identificar a não
> > atribuição
> > > > do ipv6 e tornar padrão o acesso pelo ipv4, já em outros modelos
> D-link
> > > por
> > > > exemplo onde estão ativos já ipv6, mesmos eles também não recebendo a
> > > > atribuição do ipv6 pelo concentrador, não ficam nesse “cai, cai" que
> o
> > > > tp-link, eles parecem dar "prioridade" a conexão pelo ipv4.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Pessoal foi longa a descrição mas espero ter explanado bem o
> ocorrido,
> > > > gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido, se
> talvez
> > > seja
> > > > alguma configuração do ipv6 no concentrador que falte alinhar, e o
> > motivo
> > > > dele não atribuir o ipv6 aos ativos dos cliente é o que me intriga,
> > creio
> > > > que resolvendo essa situação mato os problemas pra baixo.
> > > >
> > > > Mas enfim qualquer ajuda serei grato!
> > > >
> > > > Abraços e obrigado!
> > > >
> > > > Nilson Bruno.
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> > > Engº de Controle e Automação
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