[GTER] Dois Links - IPv6 - Empresas não ISP(sem BGP)

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Apr 13 16:51:52 -03 2018

On Fri, 13 Apr 2018, Douglas Fischer wrote:

> Tenho uma demanda reprimida de alguns clientes de colocar IPv6 em empresas
> com dois links.
> Mas não estou encontrando uma solução vencedora para colocar isso em
> prática.

É, IPv6 é menos "gambiarra-prone" que o IPv4. O esquema que você descreve
para o v4 se baseia em mudar a rota default no roteador/NATeador da borda,
como você não tem NAT no IPv6, esses truques não vão funcionar.

se o problema for aceder à Web, um proxy tipo squid resolve, mas se for
mais que isso, acho que você está em apuros.

Dê uma olhada em:
https://www.ipv6.com/general/ipv6-multihoming/

e na RFC-7368 IPv6 Home Networking Architecture Principles
e também RFC-7157 IPv6 Multihoming without Network Address Translation

depois conta como foi a experiência na próxima reunião do GTER.

-- Danton