[GTER] Implementação IPv6 Mikrotik PPPoE - Quedas Constantes de Clientes

noc digitalnetms noc at digitalnetms.com.br
Wed Apr 11 13:10:08 -03 2018

Olá pessoal,  Bom dia!!!

Estou com um seguinte cenário no qual já venho quebrando a cabeça a um
tempo e gostaria de saber se alguém já passou ou passa por isso, realizei a
implementação do IPV6 na nossa rede porém estou tendo dificuldades com um
determinado concentrador.

Tenho uma CCR1036, tenho alguns clientes que não conseguem conectar e ficam
caindo a conexão, ai voltam a tentar autenticar no meu concentrador PPPoE e
caem de novo... o CPE dos clientes é o mesmo fabricante, TP-LINK TL-WR940N
na maioria dos casos.

O que acontece é que tenho um outro concentrador nas mesmas configurações,
inclusive a firmware da routerboar é a mesma, e o mesmo RouterOS 6.34.6
(está nessa versão pois aconteceu comigo o BUG que o nosso amigo Márcio
Elias descreveu no "TOP BUG mais estranho do RouterOS", a versão que ficou
estável o acesso a diversos sites na época foi essa, este é um assunto que
gostaria de abordar em outra ocasião...) mas voltado ao foco... enfim se eu
mudo o cliente de autenticação, para a outro concentrador ele conecta
normalmente já ativado e utilizando o IPv6, no cliente.

Algumas coisas que observei, o meu concentrador acaba não atribuindo o IPv6
a não ser que reinicie o mesmo, por algum motivo ele não passa o DHCP do v6
para frente depois de um tempo, ou se eu mesmo precisar remover algum
cliente manual ele já não consegue atribuir gerando as quedas.

Segue um, checklisk de alguns procedimentos que já realizei:

            Já atualizei a firmware do Roteador Tp-link, está na mais atual.

            Já realizei a troca de autenticação para outro concentrador,
conecta e atribui o ipv6 normalmente ao cliente.

            Verifiquei as configurações do IPv6 no concentrador item por
item e não encontrei nada divergente (como base por exemplo meu outro
concentrador que está funcionando normalmente com IPv6 ativado)

            Efetuei a troca da RB, por um outro motivo, mas achei que
resolveria também já este caso e nada.

            Entre outros...

O que parece é o seguinte:

Como o concentrador não consegue atribuir o ipv6 para esses ativos, os
Modelos dessas versões TP-Link não conseguem identificar a não atribuição
do ipv6 e tornar padrão o acesso pelo ipv4, já em outros modelos D-link por
exemplo onde estão ativos já ipv6, mesmos eles também não recebendo a
atribuição do ipv6 pelo concentrador, não ficam nesse “cai, cai" que o
tp-link, eles parecem dar "prioridade" a conexão pelo ipv4.

Pessoal foi longa a descrição mas espero ter explanado bem o ocorrido,
gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido, se talvez seja
alguma configuração do ipv6 no concentrador que falte alinhar, e o motivo
dele não atribuir o ipv6 aos ativos dos cliente é o que me intriga, creio
que resolvendo essa situação mato os problemas pra baixo.

Mas enfim qualquer ajuda serei grato!

Abraços e obrigado!

Nilson Bruno.