[GTER] AS18881 (GVT/Vivo) não alcançando destinos do ATM do IX.br de São Paulo gerando indisponibilidade

THIAGO AYUB thiago.ayub at upx.com
Tue Apr 10 12:10:37 -03 2018

Olá GTER,

Tenho observado alguns esparços casos de clientes da GVT/Vivo que não
conseguem completar rotas até destinos nacionais. O traceroute morre dentro
do backbone da Vivo (geralmente num hop de reverso *.vivozap.com.br).

Como todos os destinos dos casos que chegaram para mim eram IPs do ATM do
IX.br de São Paulo, estou suspeitando que o roteador da GVT/Vivo que
participa do ATM está sofrendo dos problemas de ARP que foram alvo de uma
brilhante palestra no último IX Fórum do Douglas Fischer (
https://www.youtube.com/watch?v=DPKNs4vw0NA). Nesse caso, o AS18881
continua aprendendo a rota via ATM através dos route servers mas perde a
capacidade de enviar pacotes para o next-hop por perder a entrada dele em
sua tabela ARP. Ou seja, o BGP elege um caminho não alcançavel em Layer 2
gerando downtime.

Em tempo, esse problema de ARP é mais um motivo para se entregar IPv6 até o
cliente final já que este protocolo não possui ARP.

Mais algum participante do IX.br de São Paulo tem enfrentado problemas de
alcançabilidade (reachability) de IPs oriundos do cone do AS18881 (antiga
GVT, hoje Vivo)?

Abraços,

*Thiago Ayub *| Network Director

+55 (11) 2626-3952 <(11)%202626-3952>