[GTER] Informações sobre OpenCDN

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Sep 21 14:03:14 -03 2017

Douglas, a idéia de virtualizar e consolidar nunca é errada. Eu mesmo
sempre fui e continuo sendo favorável a virtualizar TUDO (tudo mesmo com
raríssimas excessões que nada tem a ver com performance).

Mas, o problema nesse cenário que estamos discutindo é outro. É como
operacionalizar isso entre diversos players grandes, quem vai gerenciar
isso tudo, quem vai fazer trobleshooting, quem vai mediar as batatas
quentes que um vai jogar no colo do outro ?

Disco è sempre o primeiro gargalo mas rede não fica muito atras. E quando
os volumes são enormes qualquer probleminha afeta a todos.

A idéia de CDNs homologarem hardwares para que oa provedores comprem parece
ser algo intermediário que pode ajudar em um primeiro momento.
Quem sabe em um segundo momento esse hardware não possa ser virtual ?! ;-)

Fernando Frediani