[GTER] Informações sobre OpenCDN

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Sep 21 12:16:31 -03 2017

Bom, nem de longe sou o cara mais qualificado desta lista para fazer
análises e desenho de um ambiente como esse...
Mas se eu começar, e mais uns cabra bão ajudarem, tenho a esperança de
gerar massa crítica e fazermos a coisa decolar.

P.S.: Pagarei um chopp na IX-Fórum de 2020 para primeiros camaradas que
ajudarem a fazer essa ideia acontecer.

Vou listar desordenadamente ideias e conceitos para fazer um caldeirão de
ideias.
Sintam-se a vontade para contribuir.

- Imagino que os dois Route-Servers e o LG de cada PTT seja Servidores
Físicos.

- Imagino que os serviços como Root-Servers, Simet, NTP, em cada PTT também
sejam em servers físicos
  - Além de alguns desses serviços precisarem de múltiplas instâncias.

- Me pergunto se no IX.BR/NIC.BR já existam cases desses serviços
mencionados rodando virtualizado(ou conteinerizado).

- Em primeira análise, os Switchs de núcleo de um PTT tem características
que permitiriam a implementação de um cluster de HiperConvergência
BÁSICO(Baixa latência, Teaming across Stack, etc...).

- Para uma CDN, acredito que o recurso de hardware mais gritante seja o
Disco.
  - Vendors prometem SSDs-MLC(media escrita) de grande volume por preços
mais agressivos que os rotativos ainda em 2017.
  - Dedup or not Dedup?
    - Se Conteiner, quem tem que cuidar disso é o Hipervisor.
    - Se Virtualização, há a possibilidade de isso ser "cuidado" pela S.O.
da VM.

- Alguém tem ideia de quais são os S.O.(e talvez um pou de detalhes) de
cada um dos grandes de CDN?
    - GGC?
    - FNA?
    - Akamai?
    - GoCahe?
    - OCA?
      - FreeBSD?
      - Aplicação da CDN separada em Coneiner?
      - BGP separado em conteiner
      - ZFS?
      - Dedup?

- Falei em Hiperconvergência como se fosse algo cabal, mas será que exist
outra opção mais coerente?

P.S.: Essa semana mais uma vez me admirei novamente com a qualidade de
código de projetos da Globo.
      Lembro de uma ideia de um Appliance de Cache deles.
      A quantas será que isso anda?