[GTER] Informações sobre OpenCDN

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Sep 11 21:42:07 -03 2017

> OpenCDN não é um Player, não é um ISP, não é um DataCenter, diria que não
é nada do que conhecemos, estaria quase uma  "cooperativa", pra tentar
chegar mais perto de uma ilustração.

É bem por aí. Outra forma de ver é como um fundo garantidor, pois o NIC.br
irá pagar pela estrutura e mesmo que alguém não pague o que deve, vai
honrar o contrato. Então a soma zero entre custos e receitas funciona
enquanto todo mundo pagar direitinho...

... mas à meia-noite o Lucenildo levará a alma de que não pagar. ;-)

> Poderíamos dizer que a OpenCDN no máximo irá operar um roteador
hahusasuhasuhahus

É bem por aí, mas além do roteador tem sistemas de gerência, medição e
bilhetagem.

> Rubens, me corrija se estou entendendo errado. Mas foi isso que entendi
desde a apresentação da ideia em 2015.

Isso mesmo. Mas como o atual é um piloto, o que vier depois pode ter
mudanças que a experiência do piloto mostre prudentes.

Rubens