[GTER] topologia PTT + transito IP via PTT

Cristofer Velloso cristofervellosol at gmail.com
Tue Oct 31 23:07:24 -02 2017

Oi..
O IX.br não recomenda isso, já tive casos nessa situação, o cara não
tinha link local e sim 2 transportes para PIX diferentes,e 2 operadoras
no IX com vlan bilaterais pros dois 2 cada.

Ele chegou a ficar um dia inteiro 100% fora pois deu problema com os
dois transportes no mesmo dia,  fora gargalo no transporte se caia um
deles.

Hj ele tem link ip local como tolerância, e usa cdns dele e já teve
 novas quedas no transporte que precisou usar o link de tolerância.

Eu tenho recomendado antes de se basear completamente PTT-SP, procurar
provedores regionais  com cdns locais para melhor experiencia pro user,
trazer a latência pro conteúdo dos cdn pra <10ms.

Tem se conseguido preços melhores negociando com os provedores
regionais pra usar cdns deles e link ip deles como trafego e backup em
casos de emergência. Com os grandes é difícil sair coisa do gênero.

[]os
Cristofer