[GTER] FreeDNS Registro.br

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Oct 17 12:03:01 -02 2017

> "excelente" é modéstia!
>
> Aliás, pelo que vi até hoje, todas as intermitências que afetaram os ​DNS
> Autoritativos afetaram também os roots do .br .

Depende do vantage point...

> Então, mesmo que o cabra tenha um serviço de autoritativos
> TOP-MEGA-BLASTER, esses servidores não seriam perguntados porque quando
> houver uma falha dessas os servidores da raiz do .br não vão estar "ali"
> para ensinar que "é para aquele servidor que você tem que perguntar.

Isso depende da diferença entre o TTL que o autoritativo usa para seus RRs
do TTL de NS que é usado na delegação.

> E digo mais, só ví esses soluços em caso de problemas de conetividade.
> E logo tudo se alinhava depois que o caminho mudava(anycast fazendo a sua
> parte).
> Aí eu pergunto, os autoritativos estão também debaixo da asa do anycast?

Há 3 famílias de servidores DNS:
- Os ?.dns.br que são os servidores de delegação, operam em anycast, estão
provisionados em diversos países do mundo e no Brasil em quase toda cidade
média ou grande que tenha IX.
- Os *.sec.dns.br que são os autoritativos do DNS avançado. Eles operam em
unicast, a partir de 3 grandes cidades brasileiras, mas cada domínio só é
provisionado em 2 dessas cidades.
- Os *.auto.dns.br que são os autoritativos do DNS básico. Esses além de
serem em unicast, ficam na mesma cidade, apesar de em prédios diferentes.

> A única sugestão que eu poderia fazer seria justamente a de incluir a
> possibilidade de delegação de subdomínios.
> No meu nicho de atuação é muito comum ter serviços(web/mail/etc)
> respondendo em dominiodaempresa.com.br e os  também
> intranet.dominiodaempresa.com.br. para os serviços internos...

Normalmente isso se faz com view interna exatamente para não ser visto de
fora...

> P.S.: Tive um caso com uma string que eu não conseguia adicionar num
> TXT-Record.
> Nem sei se isso já ão foi resolvido.

Se era para colocar um "_" eu acho que já, vale testar de novo.

Rubens