[GTER] Problema de Acesso GVODatacenter.com
Douglas Fischer
fischerdouglas at gmail.com
Fri Oct 6 10:21:09 -03 2017
Já chegou a validar se blocos distintos do mesmo ASN(de preferencia que não
sejam de subnets adjacentes) quando estão com a mesma política de
roteamento(saindo e voltando pelo mesmo link) sofrem com esse problema?
Qual a chance desses blocos de origem terem sido anunciados para algum
mecanismo de BlackHole Distribuído(estilo UTRS) e terem ficado "presos"?
Qual a chance desses blocos de origem terem sido usados com fins escusos no
passado?
Trata-se de blocos recém liberados?
E o v6, como está?
Em 5 de outubro de 2017 09:11, Uesley Correa <uesleycorrea at gmail.com>
escreveu:
> Amigos,
>
>
> Primeiramente pensei em lançar essa thread na caiu, mas não acho que se
> trata de um tópico pra lá. Um amigo me questionou problemas de acesso a
> alguns sites, hospedados no GVO Datacenter, no Texas. O principal da
> reclamação foi o www.meetcheap.com. Vejam abaixo o isptools dele:
>
> http://www.isptools.com.br/caiu#www.meetcheap.com
>
> Vários hosts dentro do Brasil não conseguem também acesso a esse site,
> inclusive a Algar (que é um dos upstreams dele, o principal). Em contato
> com a engenharia da Algar, informaram que não há nenhum bloqueio, e feitos
> os testes diretamente com o IP da sessão, até mesmo usando NAT, o site
> abre. Segue abaixo um traceroute da origem (indicando chegar no datacenter)
>
>
> Rastreando a rota para meetcheap.com [97.79.237.233]
> com no máximo 30 saltos:
>
> 1 2 ms 1 ms 2 ms 192.168.254.1
> 2 3 ms 3 ms 2 ms 172.20.150.82
> 3 3 ms 2 ms 2 ms 10.8.200.5
> 4 1 ms 2 ms 5 ms 10.1.200.13
> 5 2 ms 2 ms 1 ms x_x.justwebtelecom.com.br [138.0.x.x]
> 6 6 ms 3 ms 4 ms
> xe-5-2-0-1423.edge-b.bhe515.algartelecom.com.br [177.69.239.254]
> 7 19 ms 19 ms 19 ms et-12-0-5-0.ptx-b.bhe515.
> algartelecom.com.br
> [168.197.21.229]
> 8 48 ms 18 ms 18 ms et-10-0-0-0.ptx-a.rjo511.
> algartelecom.com.br
> [168.197.21.138]
> 9 19 ms 19 ms 20 ms et-14-0-0-0.ptx-a.spo511.
> algartelecom.com.br
> [170.84.34.174]
> 10 18 ms 18 ms 18 ms et-5-1-0-0.core-a.spo511.
> algartelecom.com.br
> [170.84.34.205]
> 11 25 ms 26 ms 24 ms
> et-3-0-0-0.border-b.spo511.algartelecom.com.br [170.84.34.73]
> 12 27 ms 26 ms 25 ms 5.53.1.152
> 13 58 ms 28 ms 30 ms 5.53.6.61
> 14 126 ms 128 ms 125 ms 176.52.255.65
> 15 155 ms 210 ms 168 ms 94.142.125.49
> 16 157 ms 154 ms 154 ms 176.52.249.137
> 17 157 ms 154 ms 155 ms 0.xe-0-3-0.pr1.dfw10.tbone.rr.com
> [66.109.9.157]
> 18 202 ms 198 ms 414 ms bu-ether28.dllstx976iw-bcr00.tbone.rr.com
> [107.14.17.235]
> 19 200 ms 205 ms 206 ms agg1.dllatxl301r.texas.rr.com
> [66.109.6.89]
> 20 208 ms 214 ms 213 ms agg10.hstqtxl301r.texas.rr.com
> [24.175.52.61]
> 21 207 ms 207 ms 207 ms agg1.snavtxuu02r.texas.rr.com
> [24.175.32.157]
> 22 207 ms 207 ms 206 ms agg1.lvoktxad01r.texas.rr.com
> [24.175.32.145]
> 23 213 ms 215 ms 296 ms agg1.lvoktxad01h.texas.rr.com
> [24.175.33.21]
> 24 207 ms 207 ms 224 ms ae14.LVOKTXAD1CW.sw.twcbiz.com
> [97.77.3.97]
> 25 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>
>
> Rastreamento concluído.
>
> Não achei um looking glass do datacenter, fazendo os testes via Level3,
> consigo também chegar no destino (provedor do meu amigo) corretamente.
>
> Stand by, building output...
>
> Traceroute results from Dallas, TX to 138.0.x.x(x_x.justwebtelecom.com.br)
> 1 4.69.209.249 (4.69.209.249) 31.9 ms 31.8 ms 37.5 ms
> 2 4.26.0.166 (4.26.0.166) 174 ms 174 ms 174 ms
> 3 0.0.0.0 * * *
> 4 0.0.0.0 * * *
> 5 0.0.0.0 * * *
> 6 177-069-239-253.static.ctbctelecom.com.br (177.69.239.253) 189 ms
> 189 ms 188 ms
> 7 x_x.justwebtelecom.com.br (138.0.x.x) 189 ms 188 ms 189 ms
>
> Fuçando mais, achei o mesmo bloco (sendo um subnet e um supernet) anunciado
> por ASN's diferentes (sei que isso não dá problema, mas foi apenas
> curiosidade).
>
> 97.79.237.233 (gvo237233.gvodatacenter.com)
>
> Announced By
> Origin AS Announcement Description
> AS11427 97.79.128.0/17 Time Warner Cable Internet LLC
> AS46549 97.79.236.0/22 Time Warner Cable Internet LLC
> Address has 2 hosts associated with it.
>
> Com isso, vos lhe pergunto: Qual teste a mais pode ser feito nesse caso? Em
> contato com o Datacenter, eles disseram que o problema está na Algar. Em
> contato com a Algar, eles alegam não ter problema. Eu particularmente chuto
> que possa ser algo na Level3 (que é um upstream bem comum de dar esses
> problemas, e está ligado também na Algar, e é caminho de volta do pacote).
> Já foram esgotadas as possibilidades de teste até o momento, sendo que os
> clientes afetados estão tendo que sair por NAT e isso não é nada agradável.
> Se alguém puder dar mais alguma dica, ficarei agradecido!
>
>
> Uesley Corrêa - Analista de Telecomunicações
> Instrutor Network Education
> CEO Telecom Conectividade
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação
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