[GTER] Problema de Acesso GVODatacenter.com

Uesley Correa uesleycorrea at gmail.com
Thu Oct 5 09:11:41 -03 2017


Amigos,


Primeiramente pensei em lançar essa thread na caiu, mas não acho que se
trata de um tópico pra lá. Um amigo me questionou problemas de acesso a
alguns sites, hospedados no GVO Datacenter, no Texas. O principal da
reclamação foi o www.meetcheap.com. Vejam abaixo o isptools dele:

http://www.isptools.com.br/caiu#www.meetcheap.com

Vários hosts dentro do Brasil não conseguem também acesso a esse site,
inclusive a Algar (que é um dos upstreams dele, o principal). Em contato
com a engenharia da Algar, informaram que não há nenhum bloqueio, e feitos
os testes diretamente com o IP da sessão, até mesmo usando NAT, o site
abre. Segue abaixo um traceroute da origem (indicando chegar no datacenter)


Rastreando a rota para meetcheap.com [97.79.237.233]
com no máximo 30 saltos:

  1     2 ms     1 ms     2 ms  192.168.254.1
  2     3 ms     3 ms     2 ms  172.20.150.82
  3     3 ms     2 ms     2 ms  10.8.200.5
  4     1 ms     2 ms     5 ms  10.1.200.13
  5     2 ms     2 ms     1 ms  x_x.justwebtelecom.com.br [138.0.x.x]
  6     6 ms     3 ms     4 ms
xe-5-2-0-1423.edge-b.bhe515.algartelecom.com.br [177.69.239.254]
  7    19 ms    19 ms    19 ms  et-12-0-5-0.ptx-b.bhe515.algartelecom.com.br
[168.197.21.229]
  8    48 ms    18 ms    18 ms  et-10-0-0-0.ptx-a.rjo511.algartelecom.com.br
[168.197.21.138]
  9    19 ms    19 ms    20 ms  et-14-0-0-0.ptx-a.spo511.algartelecom.com.br
[170.84.34.174]
 10    18 ms    18 ms    18 ms  et-5-1-0-0.core-a.spo511.algartelecom.com.br
[170.84.34.205]
 11    25 ms    26 ms    24 ms
et-3-0-0-0.border-b.spo511.algartelecom.com.br [170.84.34.73]
 12    27 ms    26 ms    25 ms  5.53.1.152
 13    58 ms    28 ms    30 ms  5.53.6.61
 14   126 ms   128 ms   125 ms  176.52.255.65
 15   155 ms   210 ms   168 ms  94.142.125.49
 16   157 ms   154 ms   154 ms  176.52.249.137
 17   157 ms   154 ms   155 ms  0.xe-0-3-0.pr1.dfw10.tbone.rr.com
[66.109.9.157]
 18   202 ms   198 ms   414 ms  bu-ether28.dllstx976iw-bcr00.tbone.rr.com
[107.14.17.235]
 19   200 ms   205 ms   206 ms  agg1.dllatxl301r.texas.rr.com [66.109.6.89]
 20   208 ms   214 ms   213 ms  agg10.hstqtxl301r.texas.rr.com
[24.175.52.61]
 21   207 ms   207 ms   207 ms  agg1.snavtxuu02r.texas.rr.com
[24.175.32.157]
 22   207 ms   207 ms   206 ms  agg1.lvoktxad01r.texas.rr.com
[24.175.32.145]
 23   213 ms   215 ms   296 ms  agg1.lvoktxad01h.texas.rr.com [24.175.33.21]
 24   207 ms   207 ms   224 ms  ae14.LVOKTXAD1CW.sw.twcbiz.com [97.77.3.97]
 25     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.


Rastreamento concluído.

Não achei um looking glass do datacenter, fazendo os testes via Level3,
consigo também chegar no destino (provedor do meu amigo) corretamente.

Stand by, building output...

Traceroute results from Dallas, TX to 138.0.x.x(x_x.justwebtelecom.com.br)
  1  4.69.209.249 (4.69.209.249)    31.9 ms  31.8 ms  37.5 ms
  2  4.26.0.166 (4.26.0.166)    174 ms  174 ms  174 ms
  3  0.0.0.0  * * *
  4  0.0.0.0  * * *
  5  0.0.0.0  * * *
  6  177-069-239-253.static.ctbctelecom.com.br (177.69.239.253)    189 ms
 189 ms  188 ms
  7  x_x.justwebtelecom.com.br (138.0.x.x)    189 ms  188 ms  189 ms

Fuçando mais, achei o mesmo bloco (sendo um subnet e um supernet) anunciado
por ASN's diferentes (sei que isso não dá problema, mas foi apenas
curiosidade).

97.79.237.233 (gvo237233.gvodatacenter.com)

Announced By
Origin AS Announcement Description
AS11427 97.79.128.0/17 Time Warner Cable Internet LLC
AS46549 97.79.236.0/22 Time Warner Cable Internet LLC
Address has 2 hosts associated with it.

Com isso, vos lhe pergunto: Qual teste a mais pode ser feito nesse caso? Em
contato com o Datacenter, eles disseram que o problema está na Algar. Em
contato com a Algar, eles alegam não ter problema. Eu particularmente chuto
que possa ser algo na Level3 (que é um upstream bem comum de dar esses
problemas, e está ligado também na Algar, e é caminho de volta do pacote).
Já foram esgotadas as possibilidades de teste até o momento, sendo que os
clientes afetados estão tendo que sair por NAT e isso não é nada agradável.
Se alguém puder dar mais alguma dica, ficarei agradecido!


Uesley Corrêa - Analista de Telecomunicações
Instrutor Network Education
CEO Telecom Conectividade



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