[GTER] Servidor PPPoE - Accel-PPP

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Mon Nov 27 23:48:50 -02 2017

O gargalo é o controle de banda, e não o PPPOE em si, isso tambem quer
dizer que quanto mais banda passar na caixa menos sessões vai fazer.
Um linux fazendo isso, vai ter o ksoftirqd consumindo a maior parte da CPU,
e quando o consumo da CPU passar de 50%, a transmissão de pacotes vai
deixar de ser "real-time", causando delay consideravel e perda de pacotes.

Não adianta colocar muitos cores, por que cada placa de rede deve estar
idealmente em 1 core ( sem HT) para máxima performance na transmissão de
pacotes, se você deixar a placa de rede/ksoftirdq migrando de cores, vai
perder performance. O problema não é o Linux, nem o Accel-PPP, mas o
hardware que não é otimizado para essa tarefa nessa escala industrial ( ISP
), um PC é um Multi-Purpose hardware.

Com isso, é normal pensar, mas e se eu colocar uma placa de rede com
acelerador de hardware para controle de banda/forward de pacotes?
É exatamente isso que a Juniper faz ( com FreeBSD) e Cisco na plataforma
NX-OS ( com Linux )

Além do mais, uma solução Cisco vai fazer GCNAT/NAT64 além do
PPPOE/Controle de Banda na mesma caixa.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com