[GTER] Padrão de Mtu que as Teles entregam ao ISP .

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Nov 21 13:48:20 -02 2017

Marcos, o padrão de entrega é sempre 1500.

Porem eu sou da turma que defende um MTU maior (Jumbo) para Uplinks.

Na minha visão é estranho, pra não dizer outra coisa, uma porta IP de
10Gb ou mais ser entregue em apenas 1500.
Sera que não é razoável pensar que em uma porta de 10Gb, de tanto
trafego oriundo de diferentes aplicações que passam ali não vai passar
alguma coisa que possa demandar MTU maior do que 1500 como um túnel GRE
por exemplo  ? E se a vasta maioria do trafego oriundo dos servidores
continuar em 1500 qual o problema daquele Uplink estar com MTU maior ?

As principais razoes para isso já foram citadas, mas vale reforçar:
- Tuneis como GRE sem fragmentar por exemplo
- Menor tempo de recebimento da tabela BGP
- Uso mais utilizado de banda

Recentemente em 2 casos similares a pessoa do Transito IP de uma grande
operadora não conseguia entender o por que estava sendo solicitado Jumbo
Frame na pota de Uplink. Parecida uma ofensa.

E quando falo disso com alguns a reação é sempre parecida: "Mas pra que
você quer a porta de Uplink com Jumbo Frame ? O MTU da Internet é 1500".
E quem disse que configurar porta de Uplink com suporte a Jumbo Frame
significa mudar o MTU da Internet ? Seria se a proposta fosse de mudar o
MTU dos servidores. Capisce ?

Qualquer coisa acima de 1500 já serve. O ideal que eu tenho visto no
backbone de algumas grandes é 4470 ou 9000.

Fernando