[GTER] Padrão de Mtu que as Teles entregam ao ISP .

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Nov 21 09:34:37 -02 2017

DEVE brigar por mais que isso! Inclusive JUMBO!
Mas com cautela!

Tá falando de Trânsito ou de Transporte?

Se for trânsito:
- A grande maioria vai te dar 1500 Bytes.
  Isso é um consenso(por incrível que pareça não existe RFC para isso).
- As operadoras com menos legado vão te oferecer Jumbo até o next-hop L3
deles.
  Isso vai te dar um tempo menor de troca de tabela BGP...
- As operadoras mais modernas vão te dar Jumbo(menos alguns bytes) em toda
a rede deles.

Se for Transporte:
A lógica da idade/legado das operadoras é mais ou menos a mesma...
Mas a tua "chatice" nesse caso deve ser maior.

Digamos que você compre um transporte até algum CIX/PIX de SPO.
E além do IX.BR em si, você queira levar algum cliente especial para algum
DC interconectado com algum fim específico que demande Jumbo...
Se você só tem 1500, não vai poder vender mais que isso...

Outra possibilidade(essa é mais provável) é você querer colocar algum
encapsulamento extra em cima dessa rede.
Um VPLS ou MPLS, que sej aum Tunnel GRE.
Se você só tem 1500 e perdeu 4 ou 8 bytes, já não vai conseguir entregar
1500.

Nesse caso eu pediria NO MINIMO baby-jumbo.
Mas aí entra o fator dinheiro... hehe.

​Transporte out​

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação