[GTER] (CG)NAT sem IPv6

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Nov 17 14:00:06 -02 2017

Muito bem pessoal. Agora voltando a questão principal desta thread.

Provedores que estão fazendo "CG"NAT sem IPv6, o que é possível fazer do
ponto de vista legal ou técnico na visão de vocês para que eles ao menos
disponibilizem o IPv6 ou enquanto não fizerem isso que mantenham a
politica de disponibilizar endereços IPv4 publico sob solicitação e
justificativa.

Em meu entender este modo de operar "CG"NAT sem IPv6 degrada a qualidade
da conexão do usuário independente do provedor fazer com numero de
portas fixas ou dinâmicas, pois antes o usuário tinha disponível cerca
de 65000 e agora não tem mais. Ok, Ok, quase ninguém usa isso, mas no
casos de portas fixas é bem mais provável que sim, ou ainda no dinâmico
a depender de quantos usuários estão atrás de um único IP Publico pode
acontecer também.
E não é possível simplesmente alegar que isso "É assim porque acabaram
os IPs" pois não acabaram, o ASN possui IPv6 disponível, só não sabe
como ou ainda não se movimentou para implantar.
Outra situação onde ha degradação do serviço são aqueles clientes que
dependem de IP Publico para acesso a DVR, Baba Eletrônica, VPN, etc e de
uma hora para a outra foram mudados para uma pool de "CG"NAT sem opção
de IPv6 que possivelmente poderia resolver seu problema pois inclusive
varias moveis já disponibilizam para o usuário final além de
atualizações de firmware nesses equipamentos para suporte IPv6.

As únicas alegações possíveis para o provedor são: a) Quando determinado
conteúdo esta disponível apenas em IPv4 ou quando algum equipamento do
cliente não suporta IPv6, mas nesse caso obviamente não é da
responsabilidade do provedor.

Fernando