[GTER] (CG)NAT sem IPv6

Flavio Hayashi flavio.hayashi at mega.udi.br
Fri Nov 17 08:35:10 -02 2017

Bom,

aqui uso o CGNAT fixo também mas com metade de portas que o André usa.
Faço com 1024. Até agora sem BO mas os planos empresariais ou aqueles
que precisam de IP público, aloco um /32 público no próprio RADIUS.
Para planos dedicados acabo morrendo em um /29 mesmo.

Mas dedicando apenas metade do meu bloco (um /22) para CGNAT já daria
para atender mais de 30.000 clientes e sem ter de me preocupar com
logs de alocação de portas já que é fixo.

Acredito que o uso de otimização de portas no CGNAT só seria
necessário para quem ainda não tem ASN.

Bom, that's my 2 cents.

[]s

Flávio