[GTER] Assimetria bgp problema

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Nov 13 11:27:13 -02 2017

Tua borda não é lugar de usar Firewall, logo o Contrack não deve estar
ativado.
   O no-track teoricamente resolve o problema de alguns protocolos, mas não
resolve o Spike de CPU.
   Se estiver com firewall nessa caixa, minha sugestão é: Mude esse cenário!

RP-Filter não necessariamente precisa estar desativado, mas tem que saber
oque está fazendo...
Se está falando em 300Mb, não deves ter 100-200 blocos de IP para gerenciar.
Então, por hora, Prefix-Filters bem feitos já iriam evitar que caquinhas
aconteçam.
Deixe para se preocupar em lidar com isso mais adiante.

O Bruno tem razão!
É bem provável que o RP-Filter do lado do teu provedor esteja te
incomodando.
Oque eu vou sugerir é meio controverso...
Mas eu costumo anunciar com no-export para os trânsitos prefixos mais
específicos(/23 ou /24 depende de como você está balanceando).
Exemplo:
/22             para os dois Trânsitos
/23-inicial     para o trânsito A
/23-final       para o trânsito B
/24-(os quatro) para IX, com community de no-export para os ASNs dos teus
dois trânsitos
/24-(os quatro) para os teus dois trânsitos, com a community de
no-export(lembrar que cada operador usa de um jeito)

Essa solução não é bonita, mas praticamente garante que você não vai ter
problemas com rp-filter nos teus trânsitos...
Se botar desse jeito e funcionar, vai ter uma grande certeza que o problema
está nesse ponto.
Aí pode ir melhorando esse anuncios, tentando mudar os /24 para /23 e ver
como a banda toca.

P.S.: Operadora que não tem no-export?
      Qualidade questionável hein?
      Tem que ser BEM barato né?