[GTER] Configurar IP em sub-interface no switch Huawei S6720

Lucenildo Lins Aquino Júnior lucenildo at nic.br
Fri May 19 20:45:59 -03 2017

Caros,

Hoje nós do IX.br fizemos uma conferência telefônica com um engenheiro
da Huawei e um participante com problemas.

Um primeiro ponto a considerar sobre o S6720 é que este suporta apenas
128.000 rotas, o que hoje está no limite do necessário para a tabela do
acordo multilateral (ATM) do IX.br em São Paulo e, em breve, pode não
ser mais suficiente.

O caso discutido na conferência foi o da tentativa de ativação de um
participante usando um S6720 em um CIX com Q-in-Q. Só aceitamos um MAC
address por outter tag nesse modelo.

Numa configuração convencional em um Roteador genérico é possível criar
sub-interfaces em uma mesma interface física e atribuir vlans a elas,
todas usando o mesmo MAC, o que é adequado para chegar ao IX.br via um
CIX com Q-in-Q. O Huawei S6720 em tese suportaria essa configuração, mas
no caso do participante, aparentemente não está aceitando IPv6,
impedindo seu uso.

Ao tentar usar como alternativa o modo trunk na interface física e
interfaces do tipo vlan para atribuição dos endereços, cada uma delas
passa a receber um MAC diferente, configuração que não é aceita pelo IX.br.

O caso indica uma possível limitação ou bug no equipamento. O IX.br
pediu a colaboração da Huawei para esclarecer a questão do não
funcionamento do IPv6, e para realizar testes visando avaliar a
adequação e possíveis limitações desse modelo de equipamento para uso
por participantes do IX.br, a fim de orientar melhor a todos.

Atenciosamente,