[GTER] Internet e Telefonia

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Mar 29 23:05:26 -03 2017


Excelente Israel, obrigado por compartilhar o seu projeto. Muito 
interessante.

Ja que a thread esta aberta poderia compartilhar não apenas a empresa 
fornecedora do tronco SIP via Internet que você usou mas de outras que 
alguém saiba que prestam esse tipo de serviço sem precisar entrar em 
detalhes sobre valores ?

Esses dias estava conversando com um amigo sobre serviços VoIP seja de 
PABX Virtual ou SIP Trunk que se possa fazer praticamente tudo por 
painel de controle web e não se necessite ficar falando (tanto) com um 
humano por telefone para solicitar determinados upgrades, alterações 
simples de configuração, pegar relatórios de uso, etc.

Obrigado
Fernando Frediani


On 29/03/2017 18:09, Israel Ramos wrote:
> Em um dos meus clientes, montei um projeto de substituição da telefonia por
> VoIP.
> Trata-se de um projeto um pouco diferente do seu mas acredito que possa
> contribuir em algo.
>
> *Detalhes do projeto:*
>
>     - Antes do projeto a empresa utilizava ramais comuns ligados a um PBX
>     físico Siemens que a Vivo fornecia como comodato.
>     - Existem cerca de 90 ramais em uso dentro da empresa atualmente. ( 80
>     números públicos que podem receber chamadas externas diretamente )
>     - Usei Asterisk + FreePBX hospedado em máquina virtual sobre o pool de
>     virtualização XenServer (projeto também montado por mim).
>     - Configuração da máquina virtual:  4 CPUs e 4GB de RAM. Exagerei de
>     propósito, já estou em vias de reduzir esses recursos alocados, já que o
>     load atual não está usando nem 50% disso em horários de pico.
>     - Para entrada e saída de chamadas contratei um tronco SIP com
>     fornecedor/operadora pagando alguns centavos por minuto.
>     - Fiz a portabilidade dos 80 números públicos para esse fornecedor
>     atual. (O fornecedor/operadora anterior era a Vivo).
>     - Os aparelhos telefônicos comuns foram substituídos por aparelhos VoIP
>     Grandstream GXP1628 e GXP2140.
>     - Não foi necessário disponibilizar novos pontos de rede, já que os
>     aparelhos funcionam com entrada e saída de rede. Conecta-se o telefone no
>     ponto de rede da estação de trabalho e conecta a estação no telefone. A
>     único detalhe foi em relação a alimentação, já que nem todos os Switch da
>     empresa eram PoE. Os aparelhos podem ser alimentados tanto por PoE como por
>     fonte de alimentação. Para os pontos ligados aos switchs PoE não foi
>     necessário utilizar a fonte de alimentação que veio junto com o aparelho.
>     - O Codec utilizado é G-729. ( É necessário comprar uma licença do codec
>     para cada canal simultâneo ). Atualmente está com 30 licenças, o que
>     permite 30 ligações simultâneas.
>     - O sistema completará 1 ano de funcionamento no próximo mês.
>     - Depois de configurado, durante esse período foi necessário reiniciar o
>     servidor apenas duas vezes.
>     - Compramos algumas licenças do aplicativo Bria para Iphone para alguns
>     funcionários logarem no ramal quando estão fora da empresa.
>
> *Resultados atingidos:*
>
>     - Qualidade de Audio e Ligação nota 10.
>     - Inúmeras possibilidades de configuração/features, redirecionamento de
>     chamadas, gravação, relatórios, regras de grupos, regras de inbound e
>     outbound, salas virtuais para calls em grupo, etc.
>     - Aumento de controle.
>     - Mobilidade de ramais.
>     - Redução gigantesca de custos com telefonia. O cliente gastava em média
>     *R$15.000,00* mensalmente só com o contrato de minutos que tinha com a
>     Vivo. Hoje gasta em média *R$2.000,00.*
>
> *Pontos de atenção/preocupação:*
>
>     - A rede interna da empresa é toda Gigabit, logo houve uma preocupação
>     em adquirir aparelhos também Gigabit. Já que os aparelhos fazem a ponte
>     entre a estação de trabalho e o switch.
>     - Atenção para a disponibilidade/redundância do link de internet
>     dedicado da empresa. Já que se cair a internet também cai a telefonia.
>     - Muita atenção com a segurança do servidor, rede e serviços onde o
>     Asterisk está rodando, principalmente se você está expondo os serviços
>     externamente. Ao longo dos últimos 12 meses recebemos algumas tentativas de
>     invasão provenientes da China e Rússia.
>     - Pesquise muito seus fornecedores de tronco.
>     - Configure QoS/controle de banda dedicada para a telefonia, tanto na
>     rede interna como no link externo. Não é obrigatório já que o consumo de
>     banda com codec g729 é baixo, mas é melhor garantir do que remediar.
>
>
> Qualquer dúvida, estarei a disposição.
>
> Israel Ramos
>
>
>
> On Wed, 29 Mar 2017 at 11:24 Samuel . <contatu at live.com> wrote:
>
>> Bom dia Lista!
>>
>>
>> Gostaria de criar uma discussão sobre a entrega de Internet ao cliente
>> juntamente com telefonia VoIP.
>>
>>
>> Se algum provedor puder compartilhar experiências, formas de entrega a etc
>> eu e toda lista agradece.
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>>
>> Samuel .
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter




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