[GTER] Internet e Telefonia
Fernando Frediani
fhfrediani at gmail.com
Wed Mar 29 23:05:26 -03 2017
Excelente Israel, obrigado por compartilhar o seu projeto. Muito
interessante.
Ja que a thread esta aberta poderia compartilhar não apenas a empresa
fornecedora do tronco SIP via Internet que você usou mas de outras que
alguém saiba que prestam esse tipo de serviço sem precisar entrar em
detalhes sobre valores ?
Esses dias estava conversando com um amigo sobre serviços VoIP seja de
PABX Virtual ou SIP Trunk que se possa fazer praticamente tudo por
painel de controle web e não se necessite ficar falando (tanto) com um
humano por telefone para solicitar determinados upgrades, alterações
simples de configuração, pegar relatórios de uso, etc.
Obrigado
Fernando Frediani
On 29/03/2017 18:09, Israel Ramos wrote:
> Em um dos meus clientes, montei um projeto de substituição da telefonia por
> VoIP.
> Trata-se de um projeto um pouco diferente do seu mas acredito que possa
> contribuir em algo.
>
> *Detalhes do projeto:*
>
> - Antes do projeto a empresa utilizava ramais comuns ligados a um PBX
> físico Siemens que a Vivo fornecia como comodato.
> - Existem cerca de 90 ramais em uso dentro da empresa atualmente. ( 80
> números públicos que podem receber chamadas externas diretamente )
> - Usei Asterisk + FreePBX hospedado em máquina virtual sobre o pool de
> virtualização XenServer (projeto também montado por mim).
> - Configuração da máquina virtual: 4 CPUs e 4GB de RAM. Exagerei de
> propósito, já estou em vias de reduzir esses recursos alocados, já que o
> load atual não está usando nem 50% disso em horários de pico.
> - Para entrada e saída de chamadas contratei um tronco SIP com
> fornecedor/operadora pagando alguns centavos por minuto.
> - Fiz a portabilidade dos 80 números públicos para esse fornecedor
> atual. (O fornecedor/operadora anterior era a Vivo).
> - Os aparelhos telefônicos comuns foram substituídos por aparelhos VoIP
> Grandstream GXP1628 e GXP2140.
> - Não foi necessário disponibilizar novos pontos de rede, já que os
> aparelhos funcionam com entrada e saída de rede. Conecta-se o telefone no
> ponto de rede da estação de trabalho e conecta a estação no telefone. A
> único detalhe foi em relação a alimentação, já que nem todos os Switch da
> empresa eram PoE. Os aparelhos podem ser alimentados tanto por PoE como por
> fonte de alimentação. Para os pontos ligados aos switchs PoE não foi
> necessário utilizar a fonte de alimentação que veio junto com o aparelho.
> - O Codec utilizado é G-729. ( É necessário comprar uma licença do codec
> para cada canal simultâneo ). Atualmente está com 30 licenças, o que
> permite 30 ligações simultâneas.
> - O sistema completará 1 ano de funcionamento no próximo mês.
> - Depois de configurado, durante esse período foi necessário reiniciar o
> servidor apenas duas vezes.
> - Compramos algumas licenças do aplicativo Bria para Iphone para alguns
> funcionários logarem no ramal quando estão fora da empresa.
>
> *Resultados atingidos:*
>
> - Qualidade de Audio e Ligação nota 10.
> - Inúmeras possibilidades de configuração/features, redirecionamento de
> chamadas, gravação, relatórios, regras de grupos, regras de inbound e
> outbound, salas virtuais para calls em grupo, etc.
> - Aumento de controle.
> - Mobilidade de ramais.
> - Redução gigantesca de custos com telefonia. O cliente gastava em média
> *R$15.000,00* mensalmente só com o contrato de minutos que tinha com a
> Vivo. Hoje gasta em média *R$2.000,00.*
>
> *Pontos de atenção/preocupação:*
>
> - A rede interna da empresa é toda Gigabit, logo houve uma preocupação
> em adquirir aparelhos também Gigabit. Já que os aparelhos fazem a ponte
> entre a estação de trabalho e o switch.
> - Atenção para a disponibilidade/redundância do link de internet
> dedicado da empresa. Já que se cair a internet também cai a telefonia.
> - Muita atenção com a segurança do servidor, rede e serviços onde o
> Asterisk está rodando, principalmente se você está expondo os serviços
> externamente. Ao longo dos últimos 12 meses recebemos algumas tentativas de
> invasão provenientes da China e Rússia.
> - Pesquise muito seus fornecedores de tronco.
> - Configure QoS/controle de banda dedicada para a telefonia, tanto na
> rede interna como no link externo. Não é obrigatório já que o consumo de
> banda com codec g729 é baixo, mas é melhor garantir do que remediar.
>
>
> Qualquer dúvida, estarei a disposição.
>
> Israel Ramos
>
>
>
> On Wed, 29 Mar 2017 at 11:24 Samuel . <contatu at live.com> wrote:
>
>> Bom dia Lista!
>>
>>
>> Gostaria de criar uma discussão sobre a entrega de Internet ao cliente
>> juntamente com telefonia VoIP.
>>
>>
>> Se algum provedor puder compartilhar experiências, formas de entrega a etc
>> eu e toda lista agradece.
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Att,
>>
>> Samuel .
>> --
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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