[GTER] Entrega de IPv4 Fixo /32

Tiago SR listas at tiagosr.com
Sat Mar 25 01:02:14 -03 2017

 ---- On Fri, 24 Mar 2017 16:39:24 -0300 Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br> wrote ----
> [...]
 > é que não degradará a ultima milha de todos os demais clientes caso dois
 > clientes do mesmo segmento ethernet estiverem usando torrent ou algum outro
 > protocolo que simplesmente consumará toda a banda do backbone entre os
 > clientes.
 > O problema é que as queues serão controladas no concentrador, e no caso
 > somente o upload de conexões tipo UDP que serão exauridos, isso por que o
 > pacote não sera endereçado ao gateway mas sim ao segmento de rede local,
 > como pretende resolver esse pequeno detalhe ?

A única forma de algum pacote ser endereçado diretamente a outro endereço no mesmo segmento de rede em aplicações normais (desconsiderando tentativas de invasões) seria em comunicação P2P, como no Torrent, tanto em UDP, quanto TCP ou qualquer outro protocolo L4, mas não conseguir se conectar a um peer não é problema para todo cliente de Torrent que já vi e não conheço outras aplicações P2P relevantes.

De qualquer forma, eu estava fazendo testes aqui e é perfeitamente possível substituir o /24 (ou qualquer outro tamanho) por /32, seja estaticamente ou DHCP, PPPoE, etc., de forma que não ocorre então esse isolamento entre clientes.

 ---- On Fri, 24 Mar 2017 18:34:00 -0300 Andre Almeida <andre at bnet.com.br> wrote ----
 > Também já tive ideia praticamente igual a essa e vejo essa falta de
 > comunicação entre clientes como uma vantagem, hehehe.
 >

 > Como assim vantagem @Tiago SR?
 > E se um cliente quiser se comunicar com o outro? Não vai ter jeito nunca ?

Se isso for um problema, dá para possibilitar essa comunicação da forma que já falei, usando /32, bem como acredito que com Proxy ARP também se obtenha resultados nesse sentido.